Iluminação é alvo de cobranças em Araricá

Escuridão | São dezenas de pontos no escuro pelo município

Araricá – A cena se repete em praticamente todos os bairros. Onde deveria haver iluminação pública – que o contribuinte paga mensalmente na conta de energia elétrica – tem se tornado comum encontrar escuridão. A dificuldade de manter os pontos de iluminação funcionando pode ser percebido, até mesmo, em frente da Prefeitura. Esta semana, a luminária que fica entre a Câmara de Vereadores e da própria Prefeitura, não funcionou, escancarando o problema. Semanalmente, os vereadores (seja de oposição ou situação) protocolam, ao menos, um pedido de conserto ou reparo junto à iluminação pública do município.
Conforme o secretário de Meio Ambiente, Selso Feltes (que também auxilia na Secretaria de Obras), o problema fica maior quando o município enfrenta um temporal. “Em condições climáticas adversas queima bastante equipamentos. Mas, duas vezes por semana –  na quinta e na sexta-feira – um caminhão passa nas ruas e promove o conserto dos pontos de iluminação que apresentam problemas ou estão estragados”, revela o secretário.
Medidas adotadas pela Prefeitura
O prefeito de Araricá, Sergio Machado, reforça que existem equipes da Prefeitura realizando o trabalho de conserto dos pontos de iluminação público toda semana. “Existem casos em que chove forte e isso acaba prejudicando o sistema elétrico das lâmpadas. Há situações ainda, em que a concessionária de energia acaba levando as luminárias, gerando a necessidade de compra da prefeitura de novas estruturas”, comenta.
Situação
Esta semana, a reportagem circulou pelo Município à noite e constatou o problema alertado pelos vereadores.
Foi possível encontrar pontos de iluminação pública queimados ou estragados em diferentes locais. 
Entre os pontos com iluminação desligada estavam: o posto em frente da Prefeitura, outro na Rua Jacob Rech (próximo da ponte), na Rua Rodolfo Dreyer (próximo da escola) e na Rua José Apelônio da Costa, na esquina com a Av. 20 de Setembro.