III Circuito Literário reúne livros e muita música em Sapiranga

Programação | Evento ocorre durante duas semanas na cidade

Com o tema “Dó-Ré-Mi…Era uma vez”, o III Circuito Literário de Sapiranga envolverá as 46 escolas do município – das três redes – em diversas atividades voltadas para a literatura e, desta vez, para a música. Neste ano, as organizadoras do evento, do setor pedagógico da Secretaria de Educação, promovem a literatura em conjunto com a música. “O tema foi escolhido em função da musicalidade que encontramos nas poesias e histórias, onde os professores muitas vezes associam músicas em relação ao tema de cada enredo”, explica Carina Schmitt, uma das organizadoras do Circuito.

Ocorrendo na terceira e quarta semana do mês de outubro, o Circuito Literário deste ano terá quatro polos onde as ações irão acontecer: o Parque Municipal do Imigrante, A EMEF São Carlos, EMEF La Salle e EMEF Anita Lydia Wingert. Desta vez, as atividades da Educação Infantil estão separadas das da Educação Fundamental. Para as crianças, as atividades ocorrem no dias 15 e 16 de outubro (quando os autores irão às escolas) e 19 e 20 (com atividades no Parcão). “Resolvemos focar nas atividades com as crianças para já trabalhar desde cedo o costume da literatura”, diz Giovana Canani, uma das organizadoras.

Atividades do III Circuito no Parque

Nos dias 21, 22, 23 e 24 de outubro, as atividades serão voltadas aos alunos do Ensino Fundamental. Além das ações planejadas pela organização do Circuito, as próprias escolas terão uma programação especial, com projetos e performances que são desenvolvidas dentro das próprias entidades. No Parque do Imigrante, as Atividades Permanentes durante o Circuito Literário são: Salão de Beleza Infantil, Brinquedos Infláveis, Espaço Esporte e Diversidade (que contará com capoeira, hip hop, xadrez, dança criativa, entre outros), comercialização de livros, praça de alimentação, apresentações da Entretê Animação, Escolinha de Trânsito e um espaço para o CEMEAM, que trabalhará os sentidos dos visitantes, envolvendo sons e a natureza.

Atrações e autores do II Circuito Literário

Os autores locais que irão participar da terceira edição do Circuito já estão confirmados. São eles: Jairo Brum Gomes, Carlos Geovane Steigleder, Elemar Kramer, Caroline Waschburger da Silva, Eliane Sgária Friedrich, Raquel Beneti e Laerte Santos. As demais atrações e autores estão sendo fechados pela organização, e serão anunciados em breve. No último dia do Circuito, dia 24, haverá o Festival de Bandas Marciais, que inicia às 17h, com participação de bandas de cidades da região. Outras atrações do Circuito incluem espetáculos musicais e teatrais. Neste ano, o evento também conta com o Ponto de Cultura Móvel, que circula pelo município.