Igreja em Padre Eterno será restaurada pela Prefeitura de Nova Hartz

Ajustes finais | Divulgação do projeto está próximo

Nova Hartz – Patrimônio histórico e cultural do município, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) Redentor, na comunidade de Padre Eterno, em Morro Canudos, será restaurada pela Prefeitura. O projeto, elaborado pela empresa Releitura Arquitetura e Restauro, de Porto Alegre, está concluído e deve ser apresentado em audiência pública ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) e moradores ainda em março.
Distante cerca de oito quilômetros da região central de Nova Hartz, a antiga igreja passou por uma detalhada avaliação, onde foram diagnosticados os danos da estrutura, a área física e as cores de quando a capela foi inaugurada, em 1944.
Sem recursos para restaurar o prédio, a IELB de Nova Hartz assinou um termo no qual divide a guarda da igreja com o município. A projeção da Prefeitura é captar recursos através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do governo do Estado. Esta etapa ficará a cargo da empresa Um Cultural, de Novo Hamburgo. Tombada como patrimônio histórico e cultural em 2012, a capela luterana foi construída a partir de doações dos antigos moradores da localidade. No mesmo local também resiste ao tempo um cemitério.
Ela comenta o restauro
“O projeto de restauro da Igreja em Padre Eterno prevê a construção de um anexo. A atual estrutura não possui banheiro e rede elétrica. Quando se inicia um projeto como este é necessário respeitar as regras de restauro e a mão de obra precisa ser especializada. Estamos orçando os valores necessários para mobiliar o local.”
Vania Ávila Priamo, coordenadora do Museu Histórico de Nova Hartz
Detalhes da antiga igreja
A construção da igreja luterana em Padre Eterno foi possível graças a doação de um terreno pela família Müller. A área possui cinco mil metros quadrados.