IFSul poderá realizar atividades acadêmicas presenciais em caráter excepcional

Em reunião extraordinária, realizada nessa quinta-feira, 2, o Conselho Superior do IFSul (Consup), estabeleceu quais são as condições para a realização de atividades acadêmicas, em caráter excepcional, enquanto durar o período de suspensão das aulas presenciais.

 

São consideradas atividades excepcionais aquelas que não podem ser feitas remotamente por meio de atividade pedagógica não presencial (APNP) ou que puderem ser adaptadas apenas parcialmente. Entre elas estão os trabalhos de conclusão de curso e aulas práticas de formandos.

O reitor do IFSul, Flávio Nunes, destaca que o regulamento que estabelece os critérios para o desenvolvimento de atividades presenciais excepcionais foi aprovado pelo Conselho Superior, após amplo debate junto à comunidade acadêmica. Flávio ressalta, contudo, que este não é um retorno presencial total: “Serão atividades presenciais que necessitem ser realizadas em laboratórios ou oficinas para estudantes que estejam em turmas de formandos, por exemplo. Atividades eminentemente práticas”, explica o dirigente.

A resolução que indica quais são as atividades contempladas e critérios para a sua realização está publicada no site do IFSul www.ifsul.edu.br.

Começo das atividades presenciais

Cada câmpus do IFSul terá autonomia para definir quais as atividades presenciais poderão ser desenvolvidas, após estudo de propostas pedagógicas.

Segundo Flávio Nunes, ainda não foi estabelecido um dia exato para o começo dessas atividades. “Isto será definido em cada câmpus e cursos, após esse estudo. Cabe ainda salientar a importância de continuarmos tomando todos os cuidados de prevenção contra a COVID-19, pois a pandemia ainda não terminou”, observa o reitor.