IFSul celebra seis anos de atividades em Sapiranga

Sapiranga –  O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) celebra os seis anos de seu câmpus em Sapiranga e para comemorar esta data, o Instituto realizou uma semana de atividades, com palestras, exposições, shows, encontros, solenidades e é claro um jantar.

O início desta trajetória começou no município de Sapiranga a partir de 2011, quando o Governo Federal lançou a fase III da Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Nessa ocasião o município foi contemplado com a previsão de instalação de um câmpus do IFSul.

Em Sapiranga o Instituto teve suas atividades iniciadas em sedes provisórias, oferecidas pela Rede Municipal de Educação do município, em outubro de 2013.  No ano de 2014 a IFSul passou para uma sede própria. No mês de agosto do mesmo ano, foi realizada a mudança, após a conclusão das obras de implantação da unidade no município, localizada na avenida Carlos Gilberto Weiss, 155, bairro Quatro Colônias.

De acordo com o Diretor geral do câmpus de Sapiranga, Fernando Rodrigues Montes D’oca, o Instituto tem papel fundamental na condução e preparação do aluno ao profissional.

“É uma instituição de ensino público e gratuita, com um grupo de profissionais bastante qualificados, professores doutores, com uma proposta educacional, que é justamente a inserção do jovem no mercado de trabalho, e para alavancar o desenvolvimento regional”, afirma D’oca.

Formação de alunos
Ao longo desses seis anos, o Instituto já formou, seis turmas de cursos subsequentes: quatro de Eletroeletrônica e duas de Manutenção e Suporte em Informática. Nos cursos integrados foram três turmas: dois de Eletromecânica e um de Informática. Sete turmas formadas no âmbito do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais (Profuncionário) da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público.

Infraestruturas
A infraestrutura atual do câmpus conta com 3 prédios: bloco administrativo; bloco de salas de aula; bloco de oficinas; e 2 salas contêiners. São 69 servidores, 32 docentes, 24 técnico-administrativos e 13 terceirizados.

Ingresso
Todas as vagas ofertadas pelo câmpus são públicas e gratuitas. A seleção dos alunos é realizada por intermédio de processo seletivo (vestibular). Para ingresso nos cursos integrados, é aplicada prova objetiva de múltipla escolha que abrange questões de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia. Para o curso subsequente, a prova engloba questões de Língua Portuguesa, Matemática, Física e Química. O lançamento do Edital do Processo Seletivo do IFSul ocorre anualmente, geralmente em outubro.

Segundo o diretor do câmpus, a Educação é trabalhada em três frentes: Ensino, Pesquisa e Extensão. Para ele as perspectivas para o próximo ano, são de investimentos em infraestrutura, tais como a conclusão da quadra poliesportiva e o aumento do número de salas de aula. “O Ingresso dobrado nos cursos integrados, como forma de prosseguimento da política de expansão de matrículas da atual gestão, nos possibilita um incremento de 25% em relação a atual oferta”, comemora Fernando.

Texto: Jonas Soares
Fotografias: arquivo/IFSul