IFSul: 8 anos de história em Sapiranga

Campus do IFSul em Sapiranga fica localizado no bairro Quatro Colônias - Foto: Melissa Costa

Sapiranga – O Campus Sapiranga do IFSul faz parte da Fase III da Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, fase essa iniciada no ano de 2011 e que previu a criação de 208 escolas até 2014.

Conforme essa previsão do plano de expansão do Governo Federal e após a realização de reuniões, audiências públicas, diálogo com a Administração Municipal e, por fim, doação de uma área municipal para a instalação da instituição, o Campus Sapiranga do IFSul entrou oficialmente em atividade em 07 de outubro de 2013, quando o Ministério da Educação autorizou seu funcionamento por meio da Portaria nº 993/2013.

Como resultado do trabalho educacional, desenvolvido pelos profissionais da instituição, os estudantes do Campus Sapiranga têm se destacado, através de trabalhos, projetos e pesquisas apresentados em eventos, feiras e mostras científicas locais, regionais e nacionais, bem como em exames nacionais, como o do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no qual o campus obteve o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 5,5 na última avaliação, realizada em 2019, nota essa que supera o IDEB Nacional do Ensino Médio, cuja nota foi de 4,2.

O campus do IFSul de Sapiranga celebra as parcerias e termos de cooperação com as prefeituras de Sapiranga e de Nova Hartz, para o desenvolvimento de projetos de interesse comunitário. É o caso do Projeto H.O.R.T.A.S. (História, Organização coletiva, Recuperação ambiental, Tecnologia social, Atenção básica e Sustentabilidade), que prevê a implementação de hortas comunitárias urbanas em Sapiranga e Nova Hartz, com o apoio de emenda parlamentar, para o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Qualificação dos sapiranguenses

Atualmente, o Campus Sapiranga oferta quatro cursos técnicos. Dois são integrados ao Ensino Médio: Eletromecânica e Informática, ambos diurnos. Há também dois cursos noturnos: o Técnico em Eletroeletrônica, destinado a quem já possui ensino médio completo, e o Técnico em Eletrotécnica, integrado ao ensino médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e voltado a quem possui ensino fundamental completo.

É necessário também citar o curso superior de Tecnologia em Sistemas para a Internet (TSI), que é uma parceria do Campus Sapiranga do IFSul com o polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Sapiranga. Esse curso é oferecido na modalidade de Educação a Distância (EaD), estando vinculado ao Polo EaD da Secretaria Municipal de Educação de Sapiranga.

O Campus Sapiranga do IFSul conta com um quadro de pessoal de 72 profissionais, sendo 24 técnico-administrativos, 34 docentes e 14 funcionários terceirizados (nas áreas de vigilância, limpeza e de intérprete de Libras).

Atuação social para enfrentar as dificuldades da pandemia

A pandemia da Covid-19 trouxe desafios a toda a comunidade escolar, com interrupção das aulas presenciais e diversas atividades. Neste período, de forma a auxiliar a comunidade prejudicada pelas dificuldades econômicas e sociais, além de ter realizado a distribuição de cestas básicas a famílias de estudantes em situação de vulnerabilidade social, o Campus Sapiranga implementou uma política de inclusão digital, que atendeu cerca de 25% do contingente de estudantes de cursos presenciais, o que corresponde a aproximadamente 100 estudantes que não possuíam computadores ou conexão de internet.