IDEB mostra evolução na rede pública de ensino

Região – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013 divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), indica melhoria da educação da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul nos três níveis avaliados. O Estado ficou atrás apenas de Goiás, que obteve nota 3.8 enquanto o Rio Grande do Sul, obteve nota 3.7. Nos municípios de Campo Bom e Sapiranga, as escolas estaduais até conseguiram médias superiores ao restante do Estado: 6.2 nos anos iniciais.
No ensino público municipal, destaque para as notas dos anos iniciais obtidos por Campo Bom  (6.2) e Sapiranga (6.3). Já nos anos finais, Campo Bom obteve nota 5.4 e Sapiranga conseguiu a nota 5.1.
A secretária de Educação e Cultura de Campo Bom, Eliane dos Reis, destaca que os microdados da Prova Brasil 2013, ainda não foram liberados. “A partir destes dados é que podemos fazer uma análise mais profunda”, frisa. Todavia, a secretária ressalta que para atingir bons resultados, o município se baseia no conceito de uma rede de escolas fortes e não ilhas de excelência.
Índice
*Em Sapiranga, a prefeita, Corinha Molling,  entende que os bons resultados do IDEB servem como mais um elemento de parâmetro para identificar o desempenho e a qualidade da rede de ensino, inclusive em relação ao Estado e ao Brasil. 
*Para a secretária de Educação, Maria de Fátima Souza, cursos ofertados aos professores  ajudaram a esclarecer dúvidas sobre o IDEB e o que ele avalia na Prova Brasil.
Sapiranga destaca adesão ao pacto pela alfabetização e formação específica para o IDEB
A equipe da Smed apontou como fatores dos bons resultados um conjunto de ações desenvolvidas a partir de encontros mensais, como formação continuada de professores, adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), reuniões com coordenações pedagógicas, diretores e, principalmente, formação específica sobre o IDEB. “Nesta formação foram esclarecidas dúvidas relativas à avaliação e analisados os descritores que norteiam a prova”, informam os supervisores pedagógicos Maurício Cabreira, Gisele Barbosa e Elaine Benckenstein Benetti. Em 2013, também foi proposto a reformulação dos Planos de Estudos, contemplando as matrizes de referência da Prova Brasil.
Campo Bom ressalta melhorias estruturais das escolas e informatização de toda a rede
Um dos pontos que contribuem para as boas notas no IDEB em Campo Bom é a boa estrutura física das escolas e a oferta de laboratórios de informática em toda a rede de ensino. “Não é exagero dizer que nossas escolas se equiparam à rede particular de ensino”, comenta a secretária Eliane dos Reis. Nos processos escolares, a secretária de Educação e Cultura ainda promove projetos, como o Sonhação, que desde 2011, contribui para melhorar os índices educacionais. “São avaliações semestrais do 3º ao 9º ano, onde percebemos como melhorar conteúdos nas áreas de Português e Matemática, por exemplo”, cita.