Hospital Regional recebe sinal verde em Sapiranga

Sapiranga – Se depender da mobilização dos prefeitos e lideranças da região, o Hospital Regional do Vale do Sinos terá recursos para a elaboração do seu projeto executivo. A prova de que a pauta está entre as prioridades dos prefeitos veio com a presença do presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS), o campo-bonense, Faisal Karam (PMDB), na assembleia municipal de Sapiranga, na quinta-feira (3) e que elegeu os temas prioritários do município na Consulta Popular (que ocorre de 2 a 4 de junho). “Precisamos buscar alternativas para oferecer uma saúde de qualidade aos moradores”, disse o prefeito.
A proposta da AMVRS é solicitar apoio dos 14 prefeitos da região para que cada município inclua no eixo da saúde do processo de Participação Popular Cidadã (PPC), recursos para a elaboração do projeto para o Hospital Regional. “Este é um projeto caro e que requer mais de R$ 1 milhão”, disse Faisal.
No Vale do Sinos, residem mais de 1,2 milhão de pessoas. Diversos prefeitos se mostram sensíveis a necessidade e garantiram doar área para a construção da futura estrutura se ouver a necessidade. Entre os municípios que disseram doar área para erguer o hospital regional está Araricá, do prefeito Sergio Machado (PMDB).
Jornal Repercussão provocou debate em setembro de 2013
No final de 2013, o Jornal Repercussão desenvolveu uma reportagem apontando a necessidade da região contar com um Hospital Regional de Alta e Média complexidade. Por diversas vezes, prefeitos do Vale do Sinos se reuniram com a Secretaria de Saúde do Estado, onde o tema foi debatido, aceito pelo então secretário, Ciro Simoni, mas o assunto acabou ficando em segundo plano. Após ser eleito na Amvrs, Faisal Karam, representando os prefeitos da região (e com o apoio quase que total) se torna um dos porta-vozes desta importante demanda da sociedade.