Hospital Lauro Reus receberá equipamentos através de iniciativa da Feevale

Por Henrique Ternus Lamb

Região – A Universidade Feevale anunciou nesta segunda-feira (30) que fará a produção de equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde e roupas de cama (lençol e fronha), que serão doados a hospitais do Vale do Sinos. No total, serão confeccionados 30 kits de calça e jaleco cirúrgico, 100 kits de lençol e fronha e 1000 máscaras. Esta é uma parceria da Diretoria de Inovação da Feevale com o curso de Moda, e todo o material será produzido por acadêmicos, docentes e voluntários no Laboratório de Moda da universidade.

 

Para a produção destes materiais, a Feevale contou com a parceria de três empresas da região. A empresa Dublauto Gaúcha, que fica instalada na unidade do Feevale Techpark de Campo Bom e desenvolve produtos utilizando nanotecnologia, doou cerca de 6000 metros de tecido poliéster e 1500 metros de malha de bambu. Além desta, a empresa Rita Corrêa dos Santos Jaquetas também contribuiu com a doação de tecidos. O reitor da Feevale, Cléber Prodanov, ressalta a importância da colaboração da universidade em meio à pandemia. “A Universidade Feevale está engajada em todas as suas áreas, para que possamos ajudar a minimizar a expansão do coronavírus. Essa contribuição é muito importante, pois significa uma barreira física entre o vírus e a pessoa que está na linha de frente”, destaca.

 

Além disso, a universidade também está produzindo protetores faciais de acetato para os profissionais da área da saúde envolvidos no combate à Covid-19, utilizando impressoras 3D para a fabricação das peças. Estes equipamentos, de acordo com a Feevale, serão encaminhados ao Hospital dr. Lauro Reus, de Campo Bom, e à Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH). Desenvolvida com a ajuda de alunos de Engenharia Mecânica, Engenharia da Produção, Gestão da Produção Industrial, Design e Ciência da Computação, a previsão do coordenador da oficina tecnológica da Feevale, Fabiano Nunes, é que a produção dos acadêmicos seja de 20 peças por dia. “O intuito dessa produção é entregar 200 equipamentos de produção até o final da próxima semana para os profissionais de saúde que estão nessa guerra, nessa batalha contra o Covid-19”, destacou.