Hospital Lauro Reus completa 75 anos com cerimônia que celebrou sua história e importância para Campo Bom

Foto: Nadine Funck/PMCB

Campo Bom – Nesta segunda-feira, dia 31 de agosto, o Hospital Lauro Reus completou 75 anos. Para marcar a data e lembrar da história do Hospital, ocorreu uma cerimônia na parte da manhã, em frente ao Laboratório de análises clínicas Armin Blos, celebrando a sua importância para a cidade e as melhorias que a Casa de Saúde recebeu ao longo dos anos. O evento respeito as diretrizes do distanciamento social e contou com o sorteio de uma bicicleta doada pela empresa Medlive, que premiou a auxiliar de higienização da casa de saúde, Paola Siebel Guerres.

 

Melhorias 

O hospital ampliou seu número de camas hospitalares e equipamentos para melhor atender a população, principalmente para enfrentar a pandemia do coronavírus. A casa de saúde atualmente conta com 99 leitos, em que mais de 25 camas hospitalares foram adquiridas desde o início da pandemia. Desse número, 23 leitos são destinados para pacientes com diagnóstico positivo para Covid-19, sendo cinco de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), oito de Semi UTI e dez leitos de enfermaria.

 

Além disso, o hospital recebeu novos aparelhos, como a Central de Tomografia, que teve um investimento de R$ 1,1 milhão por meio da Prefeitura de Campo Bom. O equipamento evita o deslocamento de pacientes que tinham que ser direcionados para outras cidades para realizar o exame e também proporciona mais agilidade no diagnóstico. O diretor administrativo da casa de saúde, Jeferson Moschen, explicou que o hospital está mais preparado a cada dia. “Estamos bem estruturados, com tecnologia de ponta e uma equipe bem capacitada, bem treinada, dando enfoque para a performance de cada pessoa no seu melhor local de trabalho”, ressaltou.

 

O Hospital Lauro Reus também recebeu, na última semana, uma nova sinalização e ajardinamento dos canteiros. Os serviços foram realizados em parceria com a Prefeitura de Campo Bom, através das secretarias de Meio Ambiente e Obras, Planejamento e Serviços Urbanos.

Homenagem a Armin Blos com nome de laboratório

Em seus 92 anos, Armin Blos esteve presente na cerimônia e pode ler seu nome estampado na placa do Laboratório, que está em funcionamento desde o final do ano passado. “Me sinto gratificado porque sempre tive espírito comunitário e é muito bom quando a cidade reconhece aqueles que prestaram serviço ao seu município, à sua entidade”, disse. No evento, o aposentado recebeu uma placa com o nome do laboratório. Além se fazer parte da história do espaço, a família do primeiro presidente do hospital também marcará para sempre a casa de saúde. Foi a partir de uma doação de terra realizada pela família Blos que o hospital foi fundado em 1945.

Para a secretária municipal de Saúde, Suzana Ambros Pereira, a data é um reconhecimento às pessoas que fizeram realmente a importância na saúde. “A família Blos, por entregar uma grande área de terra para a construção do hospital, e o doutor Lauro por ser a figura mais importante que a gente teve em termos de saúde aqui em Campo Bom. Foi ele quem iniciou o hospital, o primeiro médico da cidade, muitos nasceram na mão dele, uma pessoa que se manteve atualizada e atuando até o final de sua vida”, explicou. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Alberto Francisco, também participou do evento, assim como colaboradores e profissionais de saúde.