Horário estendido para mais UBSs na rede de saúde de Sapiranga

Foto: Arquivo

Sapiranga – A Secretaria de Saúde de Sapiranga anunciou, ainda em 2021, alteração no horário de atendimento em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede. Alguns meses depois, os primeiros resultados da ação já aparecem. Em média, cinco mil pacientes por mês são atendidos nas unidades de saúde que contam com horário estendido.

 

A medida foi anunciada no mês de agosto, primeiramente na UBS Centro, com atendimento de médico da família até às 20h30. Em março, já com o horário ampliado para às 21horas, também foi anunciada a disponibilidade do atendimento odontológico, por meio de agendamentos das 7 às 21 horas.
A UBS Centro é uma das mais movimentadas da rede em Sapiranga e também recebeu intenso fluxo de atendimentos para síndromes gripais nos últimos meses, e o sucesso do horário estendido levou a Secretaria de Saúde a ampliar a medida para outras unidades.
As adequações de horários exigem um planejamento que envolve o cronograma dos profissionais, estrutura da unidade, entre outros fatores. Até o momento, na UBS São Luiz e na ESF João Goulart o atendimento já está ampliado até as 19 horas, de segunda a sexta-feira.

 

Cinco mil pacientes são atendidos mensalmente nas UBS com horário estendido
Na UBS São Luiz, os atendimentos ocorrem por agendamento com o profissional dentista, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nas segundas, terças e quartas-feiras, também estão sendo disponibilizadas consultas médicas com médico da família. Para mais informações, contatar a unidade de saúde pelo telefone (51) 3959.1041.
Na Estratégia de Saúde da Família (ESF) João Goulart, o horário de atendimento para consultas com o clínico geral e dentista foi ampliado de segunda a sexta-feira. A unidade de saúde atende pelo telefone (51) 3959.1037. Na UBS Centro o atendimento odontológico também precisa ser agendado através do telefone (51) 3959-1056.

Facilitar a vida do trabalhador
A ampliação dos horários de atendimentos aconteceu em um momento de fluxo intenso pelas síndromes gripais, mas foi também pensada para que o cidadão pudesse ter acesso ao serviço de saúde em um horário alternativo ao de trabalho, como destaca a secretária de Saúde, Janete Hess. “A disponibilização de atendimento médico e odontológico com horário estendido é uma estratégia pensada para facilitar a vida do trabalhador e daqueles que não conseguem buscar atendimento durante o dia, possibilitando o acesso ao serviço de saúde. Os moradores podem procurar consulta médica, odontológica e atendimento de enfermagem sem ausentar-se do trabalho durante o expediente. Esta é mais uma medida que reforça o compromisso da Secretaria com a saúde e com a população sapiranguense”.