Hora de programar as compras de presentes de Natal

Balanço financeiro | Pesquisa mostra que gaúchos devem gastar, em média, R$ 455,39 em 2015

Com o dia 25 chegando, é hora de organizar os preparativos para a ceia de Natal, para o fim de ano e as festas de confraternização. Para muitos, também é hora de “abrir a mão” e fazer compras, buscando por presentes natalinos para família e amigos.

Em novembro, a Fecomércio-RS divulgou uma pesquisa de final de ano, que justamente investigou as intenções dos consumidores do estado, para o período de compras deste Natal. A pesquisa, realizada no mês de outubro, revelou que em, média, o consumidor gaúcho pretende gastar R$ 455,39 (por pessoa). Neste Natal, os homens devem gastar mais que as mulheres: de acordo com a pesquisa, eles gastarão em média R$ 559,48, contra R$ 378,16 de gasto previsto para as mulheres. Porém, quando se fala em quantidade de presentes (unidades), o estudo revelou que os homens pretendem adquirir uma média de 4,1 unidades, enquanto que a pretensão de aquisição das mulheres é de 5,2.

Quando analisados por renda, os dados revelam que a intenção de gastos com presentes neste natal da maior parte das pessoas de classe baixa entrevistadas fica entre R$ 150,01 e R$ 200,00. Na classe média, os valores mais citados ficam entre R$ 250,01 e R$ 300,00, enquanto que na classe alta, a maioria pretende gastar mais de R$ 500,00. A classe baixa pretende gastar, em média, R$ 70,65 por presente, enquanto que a pretensão de gastos por presente da classe média é de R$ 78,85 e, da classe alta, de R$ 142,13.

Quanto às formas de pagamento, a pesquisa revelou que 68,6% dos entrevistados pretendem realizar compras à vista e dentre os que pretendem parcelar, 53,8% pretendem pagar em 1 a 3 parcelas.

Vestuário e brinquedos são itens de interesse

Conforme a pesquisa da Fecomércio-RS, os tipos de presentes que terão maior procura durante esta época, de acordo com os entrevistados (que puderam dar respostas múltiplas para a pergunta), são itens de vestuário, brinquedos e calçados. Considerando-se as classes sociais de cada entrevistado, 58,2% da classe baixa pretende comprar itens de vestuário, contra 72,1% da classe média e 65,7% da classe alta. Os brinquedos estão entre os itens que 53,7% da classe baixa deve comprar, enquanto que apenas 45,2% da classe média e 37,4% da classe alta deve optar por esse tipo de presente. Na classe baixa, 28,4% dos entrevistados devem presentear amigos e familiares com calçados, enquanto 29,2% dos entrevistados da classe média mostraram interesse pelo item, contra 25,3% dos entrevistados da classe alta.

Presidente da CDL de Sapiranga comenta

Para incentivar o consumidor a fazer compras como essas no comércio local, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga lançou a campanha “Comprar aqui é bom para todo mundo”, apesar de que, conforme o presidente da CDL, Álvaro Pereira, a entidade não está muito otimista para as vendas deste ano. “Estamos observando um esforço dos lojistas com promoções e muita criatividade, além de otimização e muito trabalho, para manter e melhorar um pouco o faturamento em relação ao ano passado. Porém, não estamos muito otimistas este ano, em razão da retração no consumo, em face da crise política. A CDL tenta ajudar com a campanha institucional ‘Comprar aqui é bom para todo mundo’, incentivando as pessoas a não procurarem outras cidades ou até mesmo compras pela internet”, comenta Álvaro.

A campanha institucional busca incentivar a compra nos lojistas de Sapiranga, para desta forma aquecer a economia do município e região, que contam com a data para incrementar o faturamento do ano de 2015.

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