Hora de ir em busca da tão desejada vaga de trabalho

Região – Na hora de contratar um funcionário toda estratégia é bem-vinda. Vale carro de som, classificados de jornais, cadastrar a oportunidade em agências especializadas e até colar cartazes em frente ao estabelecimento (como mostra as fotos ao lado).
Levantamento desenvolvido pelo Jornal Repercussão mostra que, em quatro municípios da região (Campo Bom, Sapiranga, Araricá e Nova Hartz) há mais de 300 vagas abertas em cerca de 100 empresas. O problema é que faltam profissionais interessados, qualificados e dispostos a ocupar estes postos de trabalho.
Conforme as agências da Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social  (FGTAS) de Sapiranga e Campo Bom, em média, são feitos cerca de 180 atendimentos diários. “São trabalhadores que vêm de Araricá e Nova Hartz e buscam uma oportunidade no mercado”, explica Rose Marie, do FGTAS de Sapiranga. 
Entre os setores em que há carência de profissionais estão as áreas de metalurgia e o setor coureiro-calçadista. E a ausência de mão de obra em um dos setores mais importantes da economia do Vale do Sinos é comprovado pela necessidade de uma das principais empresas do setor, a Via Marte. “Para nós, faltam costureiras e precisamos de modelistas criativos”, relata Elizeu Fontes, gerente de Recursos Humanos da empresa.
Mas, não é só as indústrias que necessitam de mão de obra qualificada. O comércio também precisa de trabalhadores “Temos oferta de trabalho para secretárias, recepcionistas, auxiliares administrativos, escrita fiscal e motorista”, relata Rose Marie.
Para a professora do curso de Gestão de Recursos Humanos, Maria Rejane Arboite, durante o processo de seleção a pessoa que busca uma oportunidade deve explorar muito bem a empresa e obter detalhes da vaga em aberto. 
ALGUMAS VAGAS EM ABERTO NA REGIÃO
Campo Bom
A GetNet possui no município sua estrutura de TI e call center, ambas com carência de profissionais. Para a área de call center a empresa busca profissionais com o Ensino Médio, pró-ativos, postura e comprometidos. Para este ano a GetNet prevê a contratação de 600 novos colaboradores.
A agência FGTAS/Sine do município necessita de profissionais nas mais diversas áreas. Ao lado as vagas em que há carência: serventes (25), carpinteiros (10), operadores de injetora (5) e profissionais para limpeza (5).
Sapiranga
Uma das maiores empresas do setor coureiro-calçadista do Brasil, a Paquetá, de Sapiranga, possui dificuldades na contratação de colaboradores nas áreas administrativas, comerciais e de moda. Há vagas em aberto nos setores de corte, costura, comercial e moda.  Na unidade de Sapiranga trabalham 1,2 mil colaboradores.
Nova Hartz
O gerente de Recursos Humanos da Via Marte, Elizeu Fontes, conta que o setor que há mais carência é o setor de modelagem criativa. Atualmete, a empresa necessita de trabalhadores para o setor de costura. A Via Marte conta com 2,5 mil colaboradores e os meios preferidos para recrutar novos trabalhadores são a divulgação interna e as agências de emprego.