Hora de ações para alertar sobre o câncer de próstata

Prevenção à doença | Entidades se mobilizam para conscientizar população

Passado o mês de outubro, que traz atividades de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama – o já tradicional Outubro Rosa -, instituições relacionadas à Saúde, ou até mesmo outros órgãos públicos, iniciam suas campanhas pelo Novembro Azul, desta vez buscando conscientizar sobre o câncer de próstata. A exemplo disso, a Prefeitura de Campo Bom está planejando uma ação para o dia 19 de novembro, um sábado.

Dia 19 será o Dia D do município. As atividades ocorrem no Largo Irmãos Vetter, no Centro de Campo Bom. Assuntos importantes para a saúde, como dengue, saúde do homem e diabetes serão abordados. Também serão realizados testes de glicose, medição de pressão arterial e orientações.

No município de Campo Bom, foram registrados quatro óbitos por câncer de próstata em 2014. No ano passado, foram seis óbitos registrados em razão da doença.

As atividades de conscientização e motivação à prevenção da doença no município se justificam já que, neste ano, o número de mortes ocorridas em decorrência da doença se igualam ao número registrado em 2015 no município.

Governo do Estado e municípios da região têm ações para trabalhar o Novembro Azul

– Em Campo Bom, além do registro de óbitos por câncer de próstata, houve um caso de câncer de mama em homem em 2015, ainda em tratamento. Neste ano, há mais um caso de câncer de mama em homem, também em tratamento.

– Foi apresentado nesta terça-feira (1º), um acordo estabelecido entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES), Sociedade Brasileira de Urologia (Seccional RS), Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pelo Telessaúde/UFRGS sobre o rastreamento para o câncer de próstata. A apresentação ocorreu às 17 horas, na sede da SES, localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (avenida Borges de Medeiros, 1501 – 6º andar, Porto Alegre).

– Durante a reunião, foi assinada um nota conjunta elaborada pela SES/RS e as três entidades, cujo texto trata das estratégias de rastreamento do câncer, bem como dos casos para os quais se recomendam os exames.

– A Secretaria Estadual da Saúde (SES) e as entidades também sugerem que o Novembro Azul seja um momento de conscientização da população masculina sobre práticas de vida saudável e da importância de procurar atendimento médico para diagnósticos oportunos.

- Na Prefeitura Municipal de Nova Hartz, a Secretaria Municipal de Saúde informou que não haverá uma programação específica para marcar a data, neste ano.

- Na Prefeitura de Sapiranga, a Secretaria de Saúde está montando uma programação, para que o Novembro Azul seja lembrado no município.

Crédito da foto: Prefeitura Municipal de Campo Bom

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664