História centenária do Duque contribui na formação de Sapiranga

Por Cássios Schaab

 

A primeira escola de Sapiranga é também a quarta escola mais antiga do Estado: Centro Sinodal de Ensino Duque de Caxias. Se no ano de sua fundação, em 1850, eram 33 alunos em turmas mistas, hoje a instituição de ensino conta com 600 alunos entre as turmas de ensinos regulares, técnicos e profissionalizantes.

Desde sua fundação, participar de forma ativa da sociedade sapiranguense faz parte do DNA da escola. “A escola foi acompanhando o crescimento do município, inclusive as pessoas que batalharam pela emancipação tinham seus filhos estudando aqui e a primeira vereadora, Anita Lydia Wingert, foi aluna do Duque”, enfatiza Sérgio Michels, diretor geral da instituição.

“Sempre caminhamos junto com a cidade e a escola estará sempre aberta para acolher a comunidade”, complementa.

O atendimento aos alunos e a comunidade ocorre em dois locais. A Unidade de Ensino funciona no mesmo local de fundação, na Avenida João Corrêa, no Centro. Já a Unidade de Educação Infantil está localizada, na Avenida Teotônio Vilela, no bairro São Jacó.

Contribuição social para a cidade

Uma das ofertas de ensino do Duque é a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e é através desta modalidade que muitas pessoas concluíram seus estudos na cidade. “Tivemos uma parceria forte com as empresas de calçados, onde tínhamos uma média de 300 alunos estudando no EJA e somente desta parceria foram mais de 3500 estudantes que se formaram no Ensino Médio”, explica Michels.

Além do EJA, a escola também contribui para diminuir o déficit municipal da falta de vagas na educação infantil. “Hoje nós temos 93 alunos na unidade de educação infantil que estudam na escola através de vagas contratadas pela Prefeitura de Sapiranga”, cita Sergio, ao lembrar também que a escola está presente em atividades do CRAS, do CREAS, entre outras. “O Duque também participa ativamente dos conselhos municipais”, complementa.

“Escola da cidade toda”

Seja pela atuação nos conselhos, seja pela participação dos professores em outras atividades do município, como também pela cedência de seus espaços físicos para atividades de outras instituições, o Duque tem como objetivo estar presente no dia a dia da comunidade de Sapiranga. “É uma característica nossa pisar nos quatro cantos da cidade e queremos ser a escola da cidade toda”, finaliza Sérgio.