Há três meses da chegada do novo coronavírus à região, municípios registram 70 casos confirmados de Covid-19

Região –  Três meses após o primeiro caso de Covid-19 no Estado, municípios da região registram 70 infectados.

Tendo confirmado o primeiro caso do novo coronavírus em 10 de março, Campo Bom chegou a marca de 45 pacientes com a doença, nesta terça-feira, 9. Destes, 28 já estão recuperados, enquanto 8 estão hospitalizados. Em Sapiranga, até esta terça-feira, eram 21 casos confirmados da doença, sendo que 13 já se recuperaram e 3 se encontram sob cuidados hospitalares. Nova Hartz já apresenta menos casos, são 2 confirmados, sendo que um já está recuperado.

Ambos os municípios garantem que possuem estrutura para o atendimento a casos de Covid-19. Campo Bom afirma que “o Município conta com estrutura adequada para o momento e será ampliada se for necessário”. Já em Sapiranga, 5 novos leitos foram organizados no Hospital Sapiranga para atendimento aos pacientes com o novo coronavírus.

Estatística dos municípios na pandemia*

CAMPO BOM SAPIRANGA NOVA HARTZ
Positivos 45 21 2
Recuperados 28 13 1
Óbitos 0 0 0
Hospitalizados 8 3 0
Análise 38 6 1
Negativos 390 239 55

* Araricá possui dois casos de coronavírus. Um dos casos é de um cidadão com cartão SUS de Araricá, mas que mora em Novo Hamburgo


Avaliação das pastas

Suzana Ambros, secretária de Saúde de Campo Bom – “A situação até o momento está controlada, mas estamos acompanhando o número crescente de casos positivos o que nos faz pensar já nas alternativas a serem implementadas em breve. A gestão e as equipes encontram-se extremamente preparadas para o enfrentamento”.

Janete Salvati Hess, secretária de Saúde de Sapiranga – “Vemos um grande esforço da população, do setor empresarial e de serviços, em se readaptar neste processo cultural, porém, percebemos o medo em algumas pessoas enquanto outras ainda estão descrédulas a pandemia. “

Fique por dentro

Campo Bom organizou um centro de triagem exclusivamente para síndromes gripais, além de atividades de conscientização e distribuição de máscaras de proteção em toda a cidade.

Em Sapiranga, foi implantado o Centro de Referência em Síndromes Gripais, assim como o sistema de teleatendimento aos pacientes em monitoramento, entre outras readequações.

Hospitalização e região onde estão os casos

Campo Bom registra 8 pacientes internados por Covid-19, sendo que seis deles estão no Hospital Lauro Reus, todos estáveis sem uso de respirador, além do paciente de Bento Gonçalves que continua estável. Um homem na Santa Casa, em Porto Alegre, também estável sem respirador. Uma mulher no Hospital da Unimed, em Novo Hamburgo, em quadro regular. Até esta segunda-feira, nenhum possuía previsão de alta.

De Sapiranga, os 3 pacientes hospitalizados são homens, sendo que um deles encontra-se no Hospital das Clínicas e os outros dois no Hospital Sapiranga, um deles, de 39 anos, inspirando cuidados intensivos e fazendo uso de respirador.

Segundo estatísticas da Secretaria de Saúde de Sapiranga, a maior parte dos casos confirmados no município são moradores do bairro Centro, seguido pelo bairro Amaral Ribeiro.