Guri sapiranguense é fenômeno no laço e conquistou mais de 60 prêmios no esporte

Sapiranga – Um sapiranguense de apenas 10 anos já é destaque na cena tradicionalista do estado, quando o assunto é tiro de laço. Ramon Oliveira participa de competições de laço a cerca de um ano e meio e já conquistou mais de 60 títulos, entre troféus, medalhas, premiações em dinheiro e outros prêmios. Sendo um fenômeno no esporte, ainda tão cedo, o garoto já conhecido por muitos, recebe destaque de importantes veículos tradicionalistas.

A mãe de Ramon, Ana Oliveira, 45 anos, conta que a paixão do garoto por cavalos começou desde bem pequeno. “Quando ele tinha uns 4, 5 anos, um vizinho nosso tinha um cavalo na frente de casa, e ele ia lá olhar, pedia para andar e o vizinho não deixava, porque ele era muito pequenininho. Aí ele começou a pedir para nós um cavalo de presente de aniversário. A gente nem deu bola, mas ele continuou insistindo que queria um cavalo. Aí compramos um cavalo só para ele andar. Ele não sabia encilhar, foi para o Youtube aprender, subia em um banquinho para subir no cavalo. Então, levamos o cavalo para uma cabanha e lá ele começou a treinar na vaca mecânica e na vaca parada”, relembra Ana.

Há cerca de um ano e meio, Ramon começou a participar de competições de laço. O primeiro prêmio demorou um pouco a ser conquistado, veio no 5º campeonato disputado pelo garoto, mas desde então, os títulos não pararam de chegar.

Ramon compete em três modalidades – a vaca parada, a vaca mecânica (puxada por uma motocicleta) e o boi (com o animal) – e muitas vezes contra adultos, já que são poucos os atletas com a sua idade. Mesmo assim o guri não faz feio, são 26 troféus, entre tantos outros prêmios.

Entre os prêmios, o mais querido é o Crioulaço, que ocorreu em Esteio, em janeiro, e que Ramon conquistou o primeiro lugar do laço piá, mas o pequeno também já participou de outros eventos de grande prestígio como o Rodeio Internacional de Vacaria.

Rotina de treinos

Quanto aos treinos, Ramon não para. Nas férias, o gauchinho treina quase todos os dias, seja no CTG Pedro Serrano ou na Cabanha Gomes, onde ficam alguns dos seus cavalos. Já no período de aula, os treinos ocorrem depois da escola, cerca de três vezes por semana. E o gosto pelo esporte fica claro, quando se vê Ramon treinando.

Ana conta que muita coisa o filho aprendeu sozinho, assistindo a vídeos no Youtube, conhecendo técnicas e melhores formas de laçar.

Égua Percala da Nascente

Ana também conta que Ramon teve vários cavalos até ganhar a égua Percala da Nascente. Foi com ela que o garoto começou a participar das competições e nela que Ramon mais deposita confiança.

O guri possui outros três cavalos, um deles é o PO Izquierdo com quem Ramon conquistou o Crioulaço, em janeiro. Mas ele conta que só não competiu com Percala, pois ela teria machucado a pata.

Recuperada da lesão, a égua de 15 anos segue acompanhando seu peão nos treinos e competições. E a agenda está cheia. Duelos em Nova Santa Rita e Charqueadas, e rodeios em Campo Bom, Pelotas e do CTG Pedro Serrano já estão marcados.

O 21º Rodeio Nacional Artístico e Campeiro do CTG Pedro Serrano ocorre entre os dias 27 e 29 de março e 3 a 5 de abril. Inscrições: ctgpedroserrano.artistica@outlook.com

Foto: Laura Blos.