Guia Volta às Aulas: Recursos tecnológicos inovadores para auxiliar no aprendizado em Campo Bom

No retorno às aulas, os alunos da rede municipal de Campo Bom encontrarão novos recursos tecnológicos, com intuito de oferecer propostas inovadoras e mais interativas. Isso vai tornar a aprendizagem mais significativa e estimulante. Serão disponibilizados novos kits de robótica Explorador Kids, para alunos de anos iniciais das escolas de ensino fundamental, ampliando o projeto que já comtemplava alunos da pré-escola da educação infantil e fundamental desde 2021.

Já as escolas de anos finais, além dos kits de robótica arduíno recebidos em 2021, estarão recebendo impressoras 3D de última geração para prototipagem de pequenos objetos que tornarão as aulas de Educação em Tecnologias ainda mais atrativas. Essa imersão de alunos e professores em dinâmicas práticas que levam o estudante a explorar novas formas de construção do conhecimento com abordagens voltadas a área da tecnologia, empreendedorismo e do trabalho por projetos, proporciona experiências inovadoras e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade.

Nas escolas de tempo integral, desde 2019, já é desenvolvido o projeto de Aprendizagem Criativa, iniciativa que estimula alunos a serem protagonistas de sua aprendizagem. Dessa forma o aprendizado se torna mais dinâmico, criativo e inovador, pois o aluno tem acesso a materiais que promovem vivências nas áreas da tecnologia e da programação, além de outros campos importantes do conhecimento indicados pela BNCC. “A vida e o futuro exigem um aluno com autonomia, capacidade de superar desafios e criatividade. A educação de Campo Bom trabalha em prol do desenvolvimento dessas competências”, destaca a secretária Simone Schneider.

Campo Bom inaugura obras das escolas infantis
Guilhermina Blos e Estrelinha Azul neste sábado

Guilhermina Blos

Com objetivo de oferecer ensino de qualidade, a Administração Municipal de Campo Bom investe constantemente na qualificação dos professores, na aquisição de equipamentos e também nos espaços físicos das escolas. Neste sábado (12), duas escolas de educação infantil inauguram suas obras de ampliação e reforma. A primeira solenidade será na Emei Guilhermina Blos, no bairro Celeste, às 9 horas; a segunda, às 11 horas, na Emei Estrelinha Azul, que fica no bairro Aurora/ Ipiranga. Ambos os eventos são abertos ao público e respeitam os protocolos de saúde.

A Guilhermina Blos foi contemplada com a construção de um ginásio poliesportivo, ampliação da área interna com novas salas de aula e uma brinquedoteca/biblioteca, troca de pisos, pintura, reforma dos banheiros, pavimentação externa e construção de uma torre de caixas d’água. As adequações representam uma ampliação de 100 vagas e a escola passa a atender quase 300 crianças, em turno integral, do N1 ao Pré 2.
A Estrelinha Azul anexou ao seu espaço físico o antigo prédio da Unidade de Saúde (que foi transferida para um local mais amplo, no Complexo Aurora). As reformas nesse espaço resultaram em quatro salas de aula e banheiros, o que gerou 80 novas vagas. A escola passa a atender até 250 crianças, em turno integral, do N1 ao Pré 2.

O prefeito Luciano Orsi relembra outras escolas também são contempladas com melhorias. “As escolas Marcos Silvano, Presidente Vargas, Emílio Vetter e Chapeuzinho Vermelho estão recebendo melhorias, enquanto outras 12 escolas estão em processo de licitação para receber pinturas novas”, destaca.

“As comunidades escolares da Guilhermina Blos e da Estrelinha Azul podem comemorar duplamente, pois além da volta às aulas na próxima segunda-feira, depois de dois anos atípicos, essas escolas terão espaços novos que ajudarão em muito na qualidade do ensino”, diz a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider.