Guia Volta às Aulas: Novidades e atenção com a área pedagógica em Sapiranga

Sapiranga –  Para garantir que todos os estudantes tenham a melhor atenção às suas necessidades, o quadro de professores de todas as instituições da rede municipal foi organizado e está completo, garantindo assim o melhor atendimento aos alunos. Para alinhar todos os detalhes do retorno as atividades, as equipes diretivas participaram, junto com a equipe da Secretaria de Educação, de reunião que abordou diferentes temas relacionados ao andamento do ano letivo, entre eles: busca ativa escolar, educação empreendedora, formação continuada dos professores, entre outros temas relevantes para o sucesso das ações pensadas para o ano letivo.

 

A Secretaria de Educação também se preocupa com os professores e suas questões emocionais. Desde 2021, uma psicóloga presta atendimento aos profissionais. Em seis meses, cerca de 100 professores e funcionários das escolas foram atendidos.
Antes de receberem os alunos, os professores também terão seu momento de integração. No dia 18 de fevereiro, ocorrerá a abertura do ano letivo onde os profissionais poderão acompanhar uma palestra com Eduardo Shinyashiki, que terá como tema “Competências Socioemocionais na Educação e na Vida do Educador”.
Uma das novidades para 2022 preparadas pela Secretaria de Educação para valorizar o ensino da rede municipal é a primeira edição da Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa. A proposta tem como objetivo despertar o prazer da leitura e escrita aguçando o potencial criativo do aluno; promover o desenvolvimento e ampliação do vocabulário; possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens além de proporcionar aos alunos, através da leitura, escrita e oralidade, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais, sociais e culturais.
Os projetos esportivos e culturais estarão de volta em 2022 na rede de ensino de Sapiranga. A ideia da Secretaria de Educação é iniciar em março as atividades no contraturno escolar. As modalidades serão distribuídas conforme espaço físico, entre as 18 escolas de ensino fundamental do município.

Uma das propostas da Secretaria de Educação de Sapiranga é sempre trabalhar a inclusão dentro dos espaços escolares. Procurando avançar de forma contínua neste quesito, as escolas da rede municipal de Sapiranga que contam com turmas a partir do 5º ano, iniciarão 2022 recebendo exemplares do livro “O escuro que mora dentro do escuro”. Ao todo, 420 exemplares serão distribuídos para as escolas da rede municipal de ensino.