Guia Volta às Aulas: Cultura gaúcha nas escolas de Campo Bom

Regionalidades na escola. E o que seria mais regional no Rio Grande do Sul do que a cultura gaúcha? O termo é novo na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas desde 2009 o Programa Acolher oportuniza ao estudante da rede de ensino municipal maior aproximação com a cultura gaúcha através da dança folclórica. No entanto, na formação integral do cidadão, quanto maior o conhecimento a respeito dos comportamentos e das tradições dos grupos sociais, maior oportunidade à criança e ao adolescente para explorar o sentimento de pertencimento e compreender o universo cultural no qual está inserido.

Em 2021, a escola de tempo integral integrou ao currículo de atividades complementares as aulas de cultura gaúcha. Danças, lendas, chimarrão, churrasco, acontecimentos históricos, indumentária, enfim, um apanhado de legados culturais que costumam passar de geração em geração foi experimentado em sala de aula. Muito mais do que aulas teóricas, os alunos vivenciaram aspectos da cultura gaúcha com maior ênfase, permitindo assim que pudessem trocar experiências e também decidir com os quais se identificavam.

É por isso que, a partir de 2022, a escola de tempo integral vai potencializar o conceito de ter a regionalidade na sala de aula, e ofertar a todos os alunos de 3º a 5º anos o contato com a cultura gaúcha. Este assunto, que nos últimos meses ganhou a mídia gaúcha graças à campanha de lideranças políticas e também do setor, já é uma realidade em Campo Bom.

Destaque na Olimpíada Nacional de Matemática

A qualidade do ensino na rede municipal de Campo Bom é percebida, também, pelo aproveitamento de estudantes do município em eventos e prêmios em diversas áreas do saber. O destaque mais recente foi na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Campo Bom teve 53 alunos, uma professora e duas escolas premiados, alcançando o melhor desempenho entre os municípios da região. Cinco estudantes campo-bonenses conquistaram medalhas de prata, quatro conseguiram medalhas de bronze e outros 44 receberam menção honrosa. “Isso é o resultado de todo o empenho da Administração Municipal em oferecer um ensino de qualidade às nossas crianças e adolescentes. Cuidamos da qualificação dos nossos profissionais da educação, não apenas na área da matemática, e estamos sempre colhendo bons frutos”, pondera o prefeito.