Guarda Municipal de Campo Bom completa um mês de atividades

Campo Bom – O começo de setembro de 2022 vai ficar marcado na história de Campo Bom pelo início das atividades da Guarda Municipal. O planejamento para essa conquista começou ainda no primeiro mandato da gestão Luciano Orsi, em 2017. O processo envolveu aquisição de equipamentos, veículos novos, adequação da sede e a formação de uma equipe capacitada para dar mais segurança às ruas de Campo Bom.

Entre o concurso público e a formatura, além dos treinamentos intensos, os novos agentes precisaram enfrentar também uma pandemia, que atrasou a entrada em ação. Entretanto, desde 3 de setembro o trabalho não parou mais e, já no primeiro mês, a GMCB recebe o apoio da população através do reconhecimento pelo trabalho. “Trabalhamos com a proposta de polícia de aproximação, desta maneira a gente consegue estar muito mais próximo da comunidade e como o nosso efetivo é distribuído nas 24h do dia, a gente consegue auxiliar e ser auxiliado pelas demais agências de segurança que atuam no município, bem como os órgãos de emergência”, comenta o comandante da GMCB, Emerson Edinei Lopes.
A sede da GMCB fica no Centro Integrado de Segurança Pública, na Av. Brasil, 1977. Os telefones para chamados são o 153 ou (51) 3598-6262.

Resumo dos primeiros atendimentos
A Prefeitura de Campo Bom fez um levantamento em números dos primeiros 30 dias de atividades do efetivo da GMCB na cidade. São 25 agentes que atuam, escalonados, 24 horas por dia.
Entre as ocorrências registradas estão duas recapturas de foragidos do sistema prisional, uma prisão por posse de entorpecentes; uma por porte ilegal de arma de fogo; uma por lesão corporal; no âmbito da Lei Maria da Penha; uma apreensão de veículo roubado e um socorro à vítimas de disparo de arma de fogo.
A Guarda nesse período também atuou no policiamento de escolas municipais, do Desfile Cívico, em 7 de setembro, e da programação da III Tropeada de Campo Bom, no Parque do Trabalhador.

Apenas o começo 
“O funcionamento da Guarda é um orgulho pra nós, é um compromisso cumprido com o cidadão campo-bonense. É também um exemplo para outros projetos pela parceria com as demais entidades, para que a gente possa nos tornar ainda mais fortes, porque ninguém faz nada sozinho. A segurança do cidadão é muito importante, o trabalho da Guarda nesses 30 dias tem demonstrado que ela veio pra fazer a diferença na segurança do município e vai deixar sim um grande legado. São só 30 dias, mas eu tenho certeza que é uma semente que plantamos para o futuro e vai tornar Campo Bom uma cidade mais segura, mais humana e com mais qualidade de vida para a nossa população. Um agradecimento especial aos agentes, que vão às ruas para nos proteger. Eles foram capacitados para isso e essa qualidade reflete no trabalho que já teve tantas ocorrências, sem confronto, tudo feito com técnica e responsabilidade”, comenta o prefeito Luciano Orsi.

A GMCB em números (primeiros 30 dias)
180 despachos de viaturas a partir de chamados da população;
110 geraram ocorrências registradas;
40 autuações por infração de trânsito;
21 intervenções por perturbação do sossego;
32 ações de apoio às demais autoridades policiais;