Guarda armada deverá começar a atuar no segundo semestre deste ano em Campo Bom

Parte do armamento adquirido pela Prefeitura Foto: Emerson Santos/PMCB

Campo Bom – A Guarda Municipal está cada vez mais perto de ir às ruas em Campo Bom. A expectativa é de que os novos agentes de segurança passem a atuar a partir do segundo semestre deste ano. Na semana passada, as armas que serão usadas para proteger os campo-bonenses já foram adquiridas, num total de 25 pistolas 9mm e duas carabinas 9mm. Já a conclusão do curso de formação dos agentes de segurança que vão portar as armas está prevista para o final do primeiro semestre de 2022. Aprovados em concurso público de 2020, 34 alunos realizam, neste momento, em Gravataí, mais de 1,3 mil horas de aulas preparatórias para integrar o corpo da guarda. Inicialmente, o efetivo da guarda será de 20 profissionais, que atuarão 24 por dia e sete dias por semana.

A Guarda Municipal é um órgão de segurança pública previsto na Constituição Federal. A função é atuar, em cooperação com as demais polícias, na proteção do patrimônio público e, consequentemente, dos moradores do município. O trabalho realizado pelos guardas municipais difere do trabalho que é realizado pelos agentes de trânsito, dúvida mais recorrente entre os cidadãos.

 

EQUIPES NO MESMO ENDEREÇO

Nesta semana, inicia as obras no local onde será sede da Guarda Municipal, que fica na Avenida Brasil. Atualmente, as instalações já acomodam as equipes da Guarda de Trânsito e da Defesa Civil. O secretário de Segurança e Trânsito, Rosalino Seara, conta que os profissionais da pasta também passarão a trabalhar no mesmo prédio. “Só vamos esperar as obras serem concluídas e faremos a mudança da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito para o local. E, assim que os agentes que estão em treinamento forem empossados, também terão sua sede neste mesmo endereço. Vamos atuar todos próximos”, conta o secretário, destacando, ainda, a preocupação da Administração em formar uma equipe qualificada para a guarda municipal. “Inicialmente, iríamos fazer a formação em Porto Alegre, no entanto, conseguimos essa formação em Gravataí. A quantidade de horas é muito maior e a referência também é de qualidade. Com certeza, teremos agentes qualificados para atender nossa comunidade”.

Mais agentes de segurança para a cidade

O prefeito Luciano Orsi explica que a guarda “é uma opção que tivemos, até pela questão da redução de efetivo nas polícias, que já vem acontecendo há bastante tempo; é histórico esse problema. Embora com o trabalho sempre forte de todos os integrantes das forças de segurança, acaba diminuindo o alcance em algumas coisas. Então, vimos que outras cidades passavam a ter ações mais fortes, com criações de Secretaria de Segurança e guardas, com efetivo. Apresentamos a proposta em 2016 e passamos a atuar para criar a guarda”.

 

Foco na preparação

O chefe do Executivo destaca, ainda, que a prioridade com a criação da guarda é também a qualificação dos agentes. “Para oferecer mais segurança para as pessoas, agora estamos com a formação e capacitação dos agentes, que não pode ser simples, precisa ser extremamente qualificada. Por mais que a gente não deseje ter conflitos próximos e, às vezes vitais, eles irão acontecer e, por isso, precisamos ter o maior preparo possível dos nossos agentes”.

 

Com eles, a palavra

Luciano Orsi prefeito de Campo Bom. “A criação da guarda é um projeto da nossa gestão, portanto, era preciso oferecer as condições adequadas para os agentes cumprirem sua função, que é a de proteger o patrimônio público e a população; é isso que estamos fazendo”.

Rosalino Seara, secretário de Segurança. “Este armamento adquirido será usado no treinamento dos agentes e terá posterior uso efetivo da guarda. Estamos nos dedicando, a Administração Municipal, para ter uma guarda qualificada”.