Guarda Armada de Campo Bom em atividade no segundo semestre

Foto: Émerson Santos/ Comunicação PMCB

Campo Bom –  O planejamento para a implantação da Guarda Armada de Campo Bom começou ainda em 2019. No ano seguinte, a seleção dos agentes já estava sendo preparada, quando as medidas de distanciamento da pandemia, acabaram atrasando o curso.
No final de maio as aulas serão concluídas e, ainda em junho, deve acontecer a formatura e posse dos novos agentes.

 

 

A estrutura para receber a equipe vem sendo preparada nestes quase três anos. A sede da Guarda Armada será junto à Secretaria de Segurança e Trânsito na Avenida Brasil, e em fevereiro foi adquirido armamento. O conjunto de de 25 pistolas 9mm e duas carabinas 9mm foi um investimento de R$ 150 mil e ainda será complementado. “Estamos providenciando as viaturas, já recebemos parte das armas e vamos receber mais”, comenta o secretário de Segurança e Trânsito, Rosalino Seara.
A qualificação dos profissionais que passarão a atuar nas ruas da cidade é uma das prioridades do projeto. São 31 agentes formados em junho e 25 assumirão de imediato, formando o efetivo. O curso de 1.300 horas é realizado em Gravataí por uma escola especializada. Os candidatos passaram por etapas de prova teórico-objetiva e teste de aptidão física; avaliações psicológica e mental; de conduta social, reputação e idoneidade; avaliação médica; e avaliação psicológica para obtenção de porte de armas em serviço.

Trabalho integrado
A formação da Guarda Armada se deu, entre outros fatores, pela defasagem no efetivo da Brigada Militar nos últimos anos. A equipe servirá como apoio na segurança e o objetivo é um trabalho integrado. “A fiscalização de trânsito já está trabalhando assim. Temos a autonomia para reprimir e com a Guarda vamos agregar trabalhando cooperativamente, de forma integrada”, defende Rosalino.
A comunidade também é ativa. “Temos conversado com as seguranças privadas, pessoal que tem câmeras que pegam a via pública, tudo isso ajuda”, diz Rosalino que completa, “trabalhar de maneira organizada, em sintonia com a BM, certamente serve para reprimir a criminalidade, e quem ganha é a população”.

Segurança é qualidade de vida
O prefeito Luciano Orsi destaca a proximidade da concretização de mais um projeto da gestão. “Prezamos pela qualidade de vida da nossa população e isso passa pela questão da segurança. A guarda vem para somar e atuar efetivamente, de forma conjunta aos demais órgãos como a Brigada Militar. Foi um esforço da Administração Municipal garantir mais essa conquista que é nossa e da comunidade, que é a grande beneficiada e em quem pensamos com essa implantação. Depois do curso de extrema qualidade, firmando alto nível para os futuros guardas municipais, caminhamos para a formação, que é o passo fundamental para essa nova fase da segurança pública em Campo Bom e o cumprimento de mais uma das nossas propostas de campanha”, afirma.