Guarda armada será realidade para o segundo semestre de 2021 em Campo Bom

Sede da guarda armada será na Avenida Brasil, no Centro Foto: Henrique Ternus

Campo Bom – A partir do segundo semestre de 2021, Campo Bom deverá ter implantado a sua Guarda Municipal Armada. Essa é a expectativa do secretário de Segurança Pública, Rosalino Seara.

 

No próximo mês de dezembro acontece a primeira prova com os candidatos. No total, os concorrentes terão que passar por sete fases eliminatórias: intelectual, física, psicológica, médica, conduta/vida pregressa, psicotécnico para porte de arma da Polícia Federal e, por último, o curso de formação da Academia de Polícia. “Este curso será em Porto Alegre e terá duração de quatro meses. Nosso objetivo era fazer em um município vizinho, mas não conseguimos. Para os próximos concursos, a ideia é termos o centro de formação em Campo Bom”, explica o secretário.

 

A guarda irá iniciar com 20 agentes armados, atuando 24 horas por dia. “A intenção é colocar estes 20 na atuação em rua e usar outros profissionais para outras funções, como zelador e demais atividades na sede”, conta Rosalino. A sede da guarda será na Av. Brasil, no Centro.

 

Atuar da forma mais ágil possível

Rosalino conta que está em andamento o processo para aquisição do armamento, viaturas e até mesmo de um drone, que será utilizado para dar apoio nas rondas e que poderá também dar suporte à Brigada Militar e Polícia Civil. “Já vi um em Porto Alegre, com tecnologia israelense. Até para um atendimento médico com urgência, com difícil deslocamento, pode ser usado”, planeja Rosalino, citando ainda que pretende adquirir três viaturas e duas motos. “Estamos trabalhando para conseguir implantar o serviço até o segundo semestre de 2021”, projeta o secretário.

Entrevista com Rosalino Seara, secretário de Segurança

Jornal Repercussão: Qual é a função/atividade da guarda armada?
Secretário Rosalino: Resumidamente, é a preservação do patrimônio público, dos bens públicos. Ela faz a segurança desses locais e, assim como todos os cidadãos, ela também pode agir em prol da segurança pública. A guarda armada também será um apoio para as forças como Polícia Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, assim como para a Defesa Civil, quando houver alguma situação de calamidade pública. A Guarda Armada pode ainda dar apoio à assistência social e nos eventos do município, essas são situações que esse apoio sempre será necessário e bem-vindo. Esse novo grupo de profissinais de Campo Bom vem para ajudar.

JR: Como o senhor avalia a importância da implantação da guarda armada?
SR: Acredito ser de extrema importância. A guarda armada chega como um apoio à segurança pública, chega para somar, para acrescentar no município. A equipe irá trabalhar/atuar em dupla, assim como ocorre hoje com a polícia, pois sozinho é arriscado e também fica difícil dirigir e conseguir atuar ao mesmo tempo, até porque o guarda estará armado.. A guarda, por ser armada, vai intervir em situações de crimes, preservando o patrimônio, bens públicos ou até mesmo com ocorrências em andamento. O objetivo é trabalhar sempre em sintonia com todas as forças de segurança. Nosso objetivo é investir e pensar sempre em agir em conjunto, todos pensando em prol da segurança do nosso município. Temos, hoje, uma central de monitoramento por câmeras e a ideia é que o trabalho, assim como hoje já é suporte para a Brigada e Polícia Civil, também agregue para a atuação da Guarda Municipal Armada. Vamos trabalhar de forma integrada, só assim para enfrentar o crime organizado; todos atuando juntos.