Grupos promovem campanhas de arrecadação de mantimentos em meio à crise causada pelo coronavírus

Restaurante da Mevam Restaurante da Mevam é mantido pela igreja e é mantido pela igreja e através de doações através de doações - Foto: Laura Blos.

Região – Em tempos de crise, como a causada pela pandemia de Covid-19, a solideriedade e união se mostram cada vez mais necessárias. Nas cidades da região, diversas são as pessoas que se unem para ajudar aqueles que estão passando de forma mais agravada pela crise. Em Taquara, Dandara Gasparetto, há mais de cinco anos, realiza trabalho voluntário e arrecadação de alimentos. Dandara desabafa: “Com esta pandemia tenho recebido muitos pedidos, mas poucas doações”.

Para continuar ajudando quem precisa, a taquarense está recolhendo, com a ajuda de um amigo, doações de alimentos e produtos de limpeza, na loja Ortopedia e Centro Auditivo Familiar, que fica dentro do supermercado Rissul. Quem precisar de auxílio, pode entrar em contato com a Dandara através do seu facebook.

A Pastoral da Carítas de Nova Hartz também está realizando ação de arrecadação de doações para famílias em situação de risco. Quem quiser e puder ajudar pode entrar em contato com as seguintes pessoas: Solange – 997-903553, Sandra – 999-356-787, Claudete – 996-311-209 e Everlani – 997-652-245.

Em Campo Bom, a igreja Encontro de Fé também vem realizando ação de recolhimento de alimentos para cerca de 47 famílias dos bairros carentes da região. O grupo passa pelas ruas com um carro de som informando da ação e recolhendo as doações de alimento, higiene pessoal e limpeza. Nesta sexta-feira, 10, o grupo passará nas ruas do bairro Jardim Mauá em Novo Hamburgo e no sábado, em Campo Bom.

Amigos se reúnem e criam a campanha Quarentena Solidária para arrecadar doações às famílias de Sapiranga

Em Sapiranga, um grupo de amigos criou a campanha Quarentena Solidária. O grupo pede doações de itens como arroz, massa, feijão, açúcar, farinha, azeite e sal, detergente, desinfetante, álcool e sabão em pó, shampoo, papel higiênico, sabonete e creme dental. Além dos itens, os amigos abriram a vaquinha vaka. me/969816 para quem preferir doar em dinheiro. Para doar, é preciso entrar em contato com um dos integrantes do grupo – através dos telefones: 995-357-526, 996-809-458, 999-620-428, 998-036-357, 997-946-585, 997-097722 -, que irão buscar as doações. No primeiro fim de semana da ação, a campanha arrecadou 370 kg de doações, que foram entregues a pouco mais de 20 famílias.

Mevam realiza restaurante comunitário há 3 anos

Há três anos, o Ministério Mevam realiza um restaurante comunitário que funciona todos os dias e atende a população em situação de risco. Em período de pandemia não poderia ser diferente. A procura pelo auxílio do ministério mais que dobrou desde o início da crise, já são cerca de 70 almoços diários entregues pela igreja. O restaurante é mantido pela igreja e através de doações. Quem quiser auxiliar com doações de alimentos, roupas, dinheiro, potes tipo marmitex, ou se oferecendo como voluntário, pode entrar em contato através das redes sociais da Mevam Sapiranga, dos telefones 998-588-233 (Joira) e 996-497-381 (Tiago), ou ainda, levando até a sede da Mevam na rua Presidente Kennedy, 254, ao lado da Padaria Delícia. A Mevam também realiza outros trabalhos de apoio a moradores de rua como a doação de roupas, espaço para banho e encaminhamento para tratamento contra o uso de drogas, quando solicitado.