Grupo Repercussão preserva canteiros históricos da flor-símbolo de Sapiranga na Av. João Corrêa

Canteiros históricos estão localizados em frente a sede do Grupo Repercussão Fotos: Júlia Regla

Por Júlia Regla

A flor-símbolo de Sapiranga ganha destaque na primavera e transforma os canteiros em cenários encantadores, seja para fotografias ou apenas visualização. Podendo serem vistas em variadas cores e lugares, as rosas possuem significado especial para os moradores do município.

 

 

Local preserva a
história de Sapiranga

Foi na década de 1960 que o grande número de jardins e canteiros com rosas na cidade, uma cultura herdada dos colonizadores alemães, chamou a atenção de visitantes, dando assim ao município a denominação de Cidade das Rosas. Nesta época também iniciou-se o cultivo de rosas em viveiros, levando-as a canteiros em ruas e praças da cidade, fazendo com que a comunidade se engajasse na proposta do cultivo de rosas.
Em 1964 ocorre a Exposição de Rosas, uma iniciativa que teve sucesso entre a população com o concurso de jardins e que deu origem à Festa das Rosas. A partir daí, os canteiros de rosas, mais do que uma tradição culturalmente herdada pela comunidade, tornaram-se um símbolo e cartão postal do município. Sapiranga possui seu principal canteiro localizado na Praça das Rosas, junto ao prédio da antiga estação do trem, que hoje abriga o Museu Municipal Adolfo Evaldo Lindenmeyer. Para valorizá-los, em 1998, arcos e colunas foram projetados no local.
Mas apenas um local de Sapiranga possui preservado canteiros que datam a emancipação do município. É em frente a atual sede do Grupo Repercussão, na Av. João Corrêa, que a história da cidade se mantém viva.

Canteiros históricos em frente ao Repercussão

Os canteiros históricos localizados em frente à sede do Jornal são mantidos, uma vez que fazem parte da memória do tempo em que a Av. João Corrêa era conhecida pelos seus belos canteiros de rosas.
Dessa forma, os canteiros que estão presentes na principal avenida de Sapiranga, são os últimos canteiros preservados e que datam do tempo da emancipação política da cidade.
Por décadas, os canteiros foram cuidados pelo Rotary Sapiranga, atualmente estão sob responsabilidade do Grupo Repercussão.

Flor-símbolo

“Os canteiros históricos localizados em frente ao Jornal Repercussão contam parte da história da cidade, em especial sobre a presença das roseiras e de suas belas flores. A flor símbolo da cidade registra a memória do tempo da emancipação política do município e que nas décadas seguintes chamaria bastante a atenção dos visitantes, dada a proporção com que as roseiras tomaram nos diversos jardins residenciais, calçadas, praças e avenidas da Cidade das Rosas”, comentou o diretor do Museu Municipal, Daniel Gevher.