Grupo de trilha e Bombeiros Voluntários ajudam em resgate a morador de Nova Hartz

Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Hartz

NOVA HARTZ  – Um homem foi resgatado neste sábado (17) após ficar isolado por conta de um deslizamento de terra, na localidade de Arroio da Bica. O resgate inicial de Paulo Schnorr e sua família (esposa e filha) foi feito pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Hartz.

Como os dois acessos à propriedade estavam obstruídos pela erosão que atingiu a encosta, ele recorreu a integrantes do Trail Club Gela Guela. Schnorr acionou um primo, integrante do grupo de trilha de Sapiranga, pois não tinha como sair do local com a família (filha e esposa). “Fomos até a casa dele (Paulo), por meio de trilhas que existem entre Sapiranga e Nova Hartz. Reunimos uma equipe e fomos subindo pela encosta, de moto mesmo. Mas o acesso estava ruim, muita pedra e barro. Perto da casa dele, onde aconteceu o deslizamento, parecia cenário de guerra”, conta um integrante do Gela Guela. “Éramos em mais de 10 pessoas. E à tarde foram mais outros integrantes com caminhonetes tracionadas (4×4), levando motosserra, enxadas, facão, foices para abrirmos um acesso. Também levaram comidas e materiais. Somos assim, gostamos de ajudar uns aos outros. E conseguimos, fizemos um acesso pra ele”, explica.

 

O grupo conseguiu criar um acesso de quase 800 metros em meio à mata fechada, para que Paulo possa se deslocar. A região é montanhosa e o solo não suportou as fortes chuvas causadas pelo ciclone extratropical que atingiram o Estado, resultando na erosão. A casa de Schnorr não ficou danificada e ninguém se feriu. No entanto, a plantação dele teve perda total.

“Hoje conseguimos zerar as emergências. Monitoramos tudo, arroios, barragens, encostas. Felizmente sem vítimas”, diz o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Hartz, Glaúcio Dietrich