Dia a dia Entretenimento

Grupo de mulheres agricultoras de Sapiranga assume forno colonial e faz a cuca de rosas


  •   
  •  

Sapiranga – O grupo Koloniegeschmack (que em português significa sabor da colônia), une cerca de 15 mulheres agricultoras de Sapiranga. A intenção é difundir seus conhecimentos entre si, aprender mais e colocar os produtos na rota de quem mora e de quem passa pela cidade. “A gente se reúne toda segunda-feira a tarde. Fizemos várias capacitações, como cooperativismo, design, agroindústria, biscoitos. Uma das mulheres já faz o bolinho de batata. Queremos o resgate da gastronomia alemã”, explica Angelisa da Silva Silveira, extensionista rural social da Emater, em Sapiranga. Angelisa vem auxiliando o grupo nas atividades.

O grupo desenvolveu um projeto para reativação da Casa do Agricultor, às margens da RS-239. A ideia foi aceita pela prefeitura e em 2019 elas devem passar a ocupar a casa. Assim, com a intenção de divulgar o grupo e os produtos, as mulheres irão assumir o espaço do forno colonial, localizado dentro do Parque do Imigrante, durante a Festa das Rosas. Elas irão utilizar o forno para produzirem cucas e pães, que serão comercializados no local. A maior expectativa é pela cuca de rosas – com rosas orgânicas – e pelo spritzpier de rosas, a tradicional cerveja alemã. Haverá ainda a opção de um Frühstück (lanche), um prato com cuca, linguiça e outras iguarias da culinária alemã.



Receita da cuca de rosas é a mais esperada para a Festa

A cuca de rosas não poderia faltar na Festa das Rosas! E é essa a receita mais esperada pela comunidade. O ponto importante e que vale ser destacado é que as pétalas utilizadas nas receitas, são de rosas produzidas de maneira orgânica. Confira a receita para uma cuca:
Ingredientes: 1/2 kg de farinha, 1/2 xícara de açúcar, 1 pitada de sal, 1/2 colher de banha, 1 ovo, 1/2 colher de fermento para pão, água morna até dar o ponto de massa mole.
Recheio: 1 maçã, pétalas de 2 rosas, uma pitada de canela e 1/2 xícara de açúcar.
Farofa: 1/2 xícara de farinha, 1/2 xícara de farinha, um pouco de canela e 1/2 colher de banha.
Modo de preparo: misturar todos os ingredientes e deixar crescer. Colocar numa forma untada. Picar as maçãs e acrescentar os demais ingredientes do recheio, cozinhando até ficar em ponto de geléia. Acrescentar as pétalas de rosas. Colocar o recheio nas cucas. Misturar os ingredientes da farofa, colocar sobre a cuca, deixar crescer e assar por 25 minutos em forno de 160 graus.


Grupo está presente na Festa e já oferece seus produtos ao público. Forno colonial em pleno funcionamento. Confira as fotos abaixo:

Texto: Sabrina Strack
Fotos: Sabrina Strack e Deivis Luz

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  • 115
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse