Gramado sedia seu 44º Festival de Cinema

Tradição | Gramado fecha mês de agosto celebrando o cinema nacional e latino

Como já é de praxe no estado gaúcho, nessa época do ano, os holofotes da cena cultural se voltam para Gramado, que todo final de agosto realiza seu Festival de Cinema. A 44ª edição do Festival de Cinema de Gramado está ocorrendo desde a última quinta-feira (25) e segue até dia 3 de setembro, próximo sábado, quando ocorre a Cerimônia de Premiação do evento.

Como de costume, o evento faz homenagens a diversos ícones do cinema, nacional e latino-americano. A primeira homenagem, o Troféu Oscarito, já foi entregue para a atriz Sônia Braga, assim como o Troféu Cidade de Gramado foi entregue a Tony Ramos no sábado (27) e o Trofeú Eduardo Abelin, recebido por José Mojica Marins nesta terça-feira (30). A programação segue nesta quinta-feira (1º), que terá exibição do curta metragem brasileiro “Rosinha”, de Gui Campos, às 19h, seguido do longa metragem estrangeiro “Esteros”, de Papu Curotto. Após, às 21h30, será exibido o curta nacional “O que teria acontecido ou não naquela calma e misteriosa tarde de domingo no jardim zoológico”, de Allan Souza Lima e Gugu Seppi, e depois o longa nacional “Tamo Junto”, de Matheus Souza. A programação segue a tradição de mesclar obras estrangeiras e nacionais.

Produção e público estrangeiro marcam presença no Festival

É por honrar a tradição de dar cartaz não só às produções nacionais como às latino-americanas, recebendo produções e artistas de países como Argentina e Paraguai (e, nessa edição, até mesmo Cuba), que Gramado atrai, especialmente nessa época do ano, uma quantidade expressiva de turistas estrangeiros, que vêm conferir as exibições no Palácio dos Festivais e aproveitam para conhecer as belezas e pontos turísticos de uma das mais famosas cidades da Serra Gaúcha. Justamente para valorizar a produção latino-americana é que existe o Kikito de Cristal, homenagem entregue a expoentes do cinema latino-americano, que nesta edição é destinado a Cecilia Roth, que será a primeira mulher a receber o troféu e é uma das mais frequentes colaboradoras do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. O Kikito de Cristal será entregue nesta sexta-feira, 2 de setembro, às 21h30, após a exibição do curta metragem brasileiro “Deusa”, de Bruna Callegari, e o longa estrangeiro “Sin Norte”, de Fernando Lavanderos. O longa brasileiro que irá fechar a noite é “Barata Ribeiro 716”, de Domingos de Oliveira.

Crédito da foto: Cleiton Thiele/Agência PressPhoto

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664