Governo Federal lança campanha por isolamento vertical

Presidente Jair Bolsonaro participa da Cerimônia de Comemoração ao Dia Internacional do Voluntariado.

País/Estado – O governo do presidente Jair Bolsonaro lançou uma campanha de combate ao coronavírus baseada no isolamento vertical, que é o isolamento social apenas das pessoas que fazem parte do grupo de risco, como idosos, portadores de doenças crônicas, grávidas, doentes do coração, fumantes e diabéticos.

 

A ação foi defendida pelo presidente durante os últimos dias. Bolsonaro teria solicitado ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que analisasse a possibilidade de implementar o isolamento vertical. O ministro confirmou que a medida estava sob análise da pasta.

 

Bolsonaro vem criticando governadores e prefeitos por adotarem medidas de isolamento social, como a quarentena, que impede a circulação de pessoas para ações consideradas como não essenciais. Mesmo com a confirmação, nesta quinta-feira, 26, de 2.915 casos de infectados pelo novo coronavírus e 77 mortes causadas pelo covid-19, o presidente argumenta que o isolamento de pessoas, além do grupo de risco, afeta a economia e pode causar desemprego e violência.

 

A campanha usa a expressão #oBrasilNãoPodeParar e argumenta que “No mundo todo, são raros os casos de vítimas fatais do coronavírus entre jovens e adultos. A quase-totalidade dos óbitos se deu com idosos. Portanto, é preciso proteger estas pessoas e todos os integrantes dos grupos de risco, com todo cuidado, carinho e respeito”.