Governo estadual contrata estudo de viabilidade para a ERS-010

“Estamos viabilizando projetos de obras que têm caráter estratégico para algumas regiões do nosso Estado”, explicou Costella | Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Região – O governo do Estado confirmou nesta segunda-feira (21) que está pronto para dar ordem de início no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da ERS-010. O valor investido será de aproximadamente R$ 300 mil. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite, juntamente com o secretário estadual de Transportes e Logística, Juvir Costella, em uma transmissão ao vivo na página do YouTube do governo, na qual foram anunciados investimentos para recuperação de rodovias em todas as regiões do estado, com um investimento de R$ 60,65 milhões.

 

Conhecida como Rodovia do Progresso, a RS-010 é apontada como alternativa viária para o desenvolvimento regional há mais de uma década. A nova estrada iniciará em Porto Alegre, na Free-Way (BR-290), e passará pelos municípios de Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Sapucaia do Sul, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga. O projeto prevê 41 quilômetros de rodovia, e é aguardado há mais de 20 anos pelos moradores da região.

 

Empresa tem seis meses para elaborar estudo, que permitirá avanços na região

Em agosto, o governo do RS anunciou que a empresa STE, de Porto Alegre, havia vencido a licitação para execução do estudo, cuja contratação e a avaliação cabe ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Mas a ordem de início, que deveria ter sido assinada até o dia 20 de agosto pelo governo estadual, ainda estava em aberto. Com os recursos anunciados pelo Estado na última segunda-feira (21), o Daer deu ordem de início para o EVTEA. A partir de agora, a empresa STE deve começar o trabalho até o dia 26, e deve ser realizado em até seis meses.

Sapiranga é a favor, mas quer revisão

O secretário de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade de Sapiranga, Carlos Maurício Regla, afirma que a retomada do projeto da RS-010 será “muito bem-vindo” no município. Entretanto, o secretário entende que as prefeituras devem ser ouvidas novamente sobre o novo trecho. “Os municípios precisam ser novamente ouvidos pois têm, em seus planos diretores, regramentos que podem dar subsídios para embasamento do projeto, principalmente no traçado da rodovia. Sapiranga, por exemplo, sempre reivindicou e continuará reivindicando que a rodovia não seja ligada nas imediações da PRE, pois aumentaria muito o fluxo do trecho urbano da RS-239. Essa rodovia corta nossa cidade ao meio, e o aumento de fluxo aumentará os acidentes . Nas demais cidades, a 239 não corta a área urbana. Então, a solução é que ela termine após nossa área urbana, vindo pela área sul da cidade”, enfatizou Regla. O secretário, entretanto, ressalta que o município é a favor da 010, pela ligação direta com a capital e o desafogo da BR-116.