Governo estadual confirma bandeira vermelha na região

Atualização das bandeiras na tarde desta segunda (27) | Foto: Reprodução/YouTube

Região – O governo do estado confirmou a região de Novo Hamburgo, que engloba os municípios de Campo Bom, Sapiranga, Araricá e Nova Hartz, nas restrições da bandeira vermelha para a próxima semana. A confirmação foi feita pelo governador Eduardo Leite, em transmissão ao vivo realizada na tarde desta segunda-feira, nas páginas do YouTube e Facebook do Governo do RS.

 

O governador Leite apresentou dados da região de Novo Hamburgo que indicam uma melhora nos indicadores nas últimas duas semanas, mas que ainda não são suficientes para reduzir as restrições para a bandeira laranja. Segundo a divulgação, na semana 10 do Distanciamento Controlado, a região apresentava 112 hospitalizações, que reduziram para 99 na semana 11 e, na semana passada, estavam em 75. Além disso, o número de óbitos na semana 11 foi de 54, enquanto na semana 12 foram 31. Já na comparação entre casos ativos e recuperados, a região apresentava, na 11ª rodada do Modelo, 642 casos ativos para 1505 recuperados. Já na semana 12, eram 669 ativos sobre 1849 recuperados – ou seja, a proporção de casos ativos se manteve, enquanto a quantidade de recuperados aumentou.

 

Para Eduardo Leite, caso estas evoluções se mantenham nos próximos dias, a região poderá ter maiores flexibilizações. “A região de Novo Hamburgo apresenta sinais importantes de melhora, que nos faz ter uma expectativa de, sendo mantido, a região em breve poder ter um retorno à bandeira laranja”, ressaltou o governador.

 

Segundo o mapa de leitos, disponibilizado pelo governo estadual, até às 16h desta segunda, a região Novo Hamburgo do Distanciamento Controlado estava com 87,8% dos leitos de UTI adulto ocupados – dos 98 leitos, 86 estão sendo utilizados. Entre os leitos Covid-19 fora de UTI, dos 242, 127 estavam ocupados, o que representa 52,5%. Dos 98 respiradores, 52 estavam em uso.

 

A bandeira vermelha está em vigor na região desde o dia 20 de junho. Segundo o Modelo do Distanciamento Controlado, esta cor de bandeira indica risco alto para a região, a partir de dois cenários: ou há baixa capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus, ou então há média/alta capacidade do sistema de saúde, porém alta propagação do vírus.