Governo do RS mantém bandeira vermelha na região

Governador Leite apresenta atualizações do mapa do distanciamento controlado Foto: Reprodução/YouTube

Por Henrique Ternus

Estado – Em transmissão ao vivo na tarde desta segunda-feira (29), o governador Eduardo Leite anunciou a manutenção da bandeira vermelha na região de Novo Hamburgo, que abrange os municípios de Sapiranga, Campo Bom, Araricá e Nova Hartz. Sendo assim, as cidades deverão seguir com as medidas já adotadas desde a semana passada, como o fechamento do comércio não essencial. Desta vez, Nova Hartz deverá se adequar às medidas de restrição da bandeira vermelha, ao contrário da semana passada, quando pôde atuar com a bandeira laranja, ao contrário do restante da região.

 

Apesar da restrição ao comércio, o governo gaúcho anunciou a atualização de alguns protocolos para o comércio varejista não essencial. A partir de agora, segundo o governador Leite, vai ser permitido a este segmento o comércio eletrônico e telentrega na bandeira vermelha. Além disso, para o comércio de combustíveis, haverá maior teto nas bandeiras vermelha e preta. Já nas academias e clubes, ao invés de o atendimento ter de ser realizado individualmente, será permitido um aluno a cada 15m².

 

Na live, o governador Leite também anunciou que o Rio Grande do Sul recebeu 140 novos respiradores do governo federal, o que permitirá a habilitação de novos leitos de UTI adulto no estado. No total, o estado já recebeu 360 novos equipamentos, e deve ampliar a capacidade de leitos de 1462 atualmente para 1,9 mil.

 

Além disso, o governador revelou que foram 67 recursos encaminhados ao governo estadual neste final de semana, solicitando a revisão das bandeiras. As regiões de Erechim, Caxias do Sul e Palmeira das Missões voltam para a bandeira laranja.