Governador Leite confirma retomada da cogestão a partir de segunda-feira

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Estado – Após reunião com a Famurs e demais representantes dos municípios gaúchos, o governador Eduardo Leite definiu a retomada do sistema de cogestão a partir da próxima segunda-feira (22). As atividades econômicas seguem restritas durante a semana, entre as 20h e as 5h, e aos finais de semana. A medida é válida até o dia 4 de abril, o que significa que somente o comércio considerado essencial poderá funcionar no feriadão de Páscoa. Segundo o governador, se fosse analisar só pelo lado da saúde, seria definido o máximo de fechamento possível, porque a única forma de conter a disseminação do vírus é reduzir a circulação. “Estamos abrindo porque sabemos que tem uma parcela da população que precisa voltar a trabalhar por uma questão de sobrevivência”, afirmou.

O modelo de cogestão permite que as regiões Covid do Distanciamento Controlado definam protocolos mais brandos do que os do decreto estadual, mas devem ser mais restritivos do que a bandeira imediatamente inferior (por exemplo, as regiões em bandeira preta podem adotar protocolos semelhantes à bandeira vermelha, mas não podem ser mais flexíveis do que esta cor ou semelhantes às bandeiras laranja ou amarela).

Na quarta-feira (17), Leite afirmou que avaliaria, juntamente ao gabinete de crise do governo estadual, a retomada do modelo de cogestão, caso os indicadores analisados pelo grupo e pelo modelo do Distanciamento Controlado confirmassem a redução de contágio da Covid-19. Segundo o governador, em função do colapso no sistema de saúde gaúcho, que apresenta mais de 100% dos leitos de UTI ocupados desde o dia 2 de março, a bandeira preta deve permanecer em vigor por mais algumas semanas em todas as regiões do estado.

Mais informações em instantes.