Governador Leite confirma bandeira vermelha na região do Sinos

Estado – O governador Eduardo Leite anunciou, na tarde desta segunda-feira (23), através das redes sociais do Governo do RS, o mapa atualizado da 29ª semana do Distanciamento Controlado. As bandeiras foram revisadas após envio de recursos por parte das prefeituras e entidades neste final de semana. A região R07 – Novo Hamburgo, permaneceu classificada com a bandeira vermelha, para a semana vigente entre os dias 24 e 30 de novembro. Desta forma, as cidades de Campo Bom, Araricá, Nova Hartz e Sapiranga vão entrar na segunda semana seguida com as restrições da bandeira vermelha. O estado gaúcho registra, até o momento, 298.670 casos confirmados da doença ao longo dos oito meses de pandemia no RS. Destes, 6.524 morreram.

Na apresentação da atualização, em live pelo YouTube e Facebook, o governador Eduardo Leite chamou atenção para a ocupação dos leitos clínicos, que atingiram agora um patamar maior do que no chamado pico da primeira onda da pandemia. Com dados atualizados até o último domingo (22), o governo estadual registrou 1.002 leitos ocupados por pacientes com a confirmação da doença em todo o RS. Em 29 de julho, quando houve o maior número registrado até então, eram 995 pacientes internados com Covid-19. Nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), o maior número de pessoas com resultado de teste positivo internadas até o momento é de 728, registrado em 19 de agosto. Ontem, o número, que apresenta uma curva gráfica em crescimento, chegou a 677. “Nós tínhamos no passado, no momento do pico, cerca de 15 dias de hospitalização daqueles que se curavam. Ao longo dos meses, o aprendizado que se tem em relação aos tratamentos para o vírus, vai reduzindo esse tempo de internações nas UTIs. Em setembro, temos uma média de menos de dez dias de hospitalização. Esse tempo menor da hospitalização ajuda a dar maior rotatividade e melhorar a performance dos leitos de UTI, o que nos dá melhor segurança da capacidade que nós temos dos leitos de UTI para atendimento da população”, ressaltou Eduardo Leite.

 

Levantamento de dados do governo estadual em relação aos indicadores do modelo

Aulas terão que ser suspensas

Conforme regra definida na 28ª rodada pelo Gabinete de Crise, a abertura das escolas e a manutenção das atividades presenciais nos colégios não será interrompida com a classificação da região em bandeira vermelha durante uma semana. Portanto, na região de Novo Hamburgo, assim como em Canoas, Ijuí e Capão da Canoa, por terem sido classificadas pela segunda semana consecutiva em bandeira vermelha, as escolas privadas e públicas deverão interromper as aulas que já estavam ocorrendo ou adiar o retorno, caso ainda não estivessem recebendo alunos de forma presencial.

 

Nova campanha de conscientização

Na live, o governador Leite apresentou os indicadores em relação à Covid-19 em todo o estado, mostrando que o número de internações em leitos clínicos e unidades de tratamento intensivo (UTIs) tem aumentado em todo o estado nas últimas semanas. Para o chefe do estado, o atual momento do Estado em relação ao coronavírus é “preocupante”. Além disso, o governador anunciou uma campanha de conscientização, com o objetivo de intensificar os cuidados que a população deve continuar tomando. “Justamente para que o estado e a população tenham consciência de que o vírus circula entre nós, estamos intensificando uma campanha de comunicação do governo do estado, pedindo para as pessoas se cuidarem. O que nós pedimos a todos é que: se cuidem. Te cuida. E cuida dos outros. Porque te cuidando e cuidando das pessoas a tua volta, vai estar cuidando do estado como um todo. E aí menos restrições vão precisar ser impostas para evitar a circulação do vírus”, afirmou Leite.