Goteiras inspiram cuidados na Escola Ayrton Senna

Problemas | Telhado de escola em Sapiranga apresenta goteiras e meta da Prefeitura é promover conserto imediato

Sapiranga – Estudantes da Escola Municipal Ayrton Senna, no bairro Voo Livre, têm enfrentado um incômodo. Em dias de chuva torrencial, os problemas de infiltrações no telhado ficam mais evidentes, geram transtornos e perigo para professores, funcionários e os próprios alunos. O assunto – que é de conhecimento da Secretaria de Educação e da Secretaria de Planejamento – foi abordado recentemente na Câmara de Vereadores e gerou debate para encontrar soluções e alternativas para a situação. “Já nos reunimos com a direção da escola e os profissionais do Planejamento vão verificar o que está causando as infiltrações para atacar o problema de forma definitiva,” pondera a secretária de Educação, Cultura e Desporto de Sapiranga, Cláudia Kichler.

Vereadores estiveram no ambiente escolar durante o período chuvoso, constataram o problema e narram que de dez salas do prédio, oito apresentam goteiras. A Prefeitura explica que para evitar problemas, a equipe diretiva reordena alunos e professores para que as aulas não sejam afetadas nos dias de chuva torrencial.

Prefeitura contextualiza

– Questionada sobre os problemas na Escola Ayrton Senna, a Prefeitura explicou que em 2012 foi realizada uma obra no telhado do terceiro piso para sanar infiltrações, que viriam desde a construção do espaço entregue em 2007. Apesar da obra, na qual foi gasto cerca de R$ 75 mil, foram necessárias, a partir de 2013, diversas manutenções, que eram pedidas pela direção a cada enxurrada registrada na cidade. Com as chuvas quase que ininterruptas das últimas duas semanas o problema se agravou e será necessária uma intervenção.

– A Prefeitura explica que não há ainda um diagnóstico definitivo. “São muitas goteiras e há infiltrações que deveriam ter sido resolvidas com a referida obra de 2012, que, na realidade, parece não ter sido bem realizada”, diz e-mail enviado pela Prefeitura.

Secretarias buscam resolver situação

No momento, a Secretaria de Educação, com o auxílio da Secretaria de Planejamento, está tomando as devidas providências para resolver o problema. Para isso, a Secretaria de Planejamento da Prefeitura está elaborando um novo projeto, que provavelmente envolverá a troca de todo o telhado, visto que somente dessa maneira o problema será resolvido definitivamente.

Durante as discussões sobre o caso na Câmara, os vereadores citaram que estão dispostos a repassar R$ 50 mil do orçamento da Câmara para o conserto do telhado da Escola Ayrton Senna, mas ainda não há uma definição se haverá o repasse.

Secretária fala sobre as goteiras

“Com o apoio de toda a Administração, estamos empenhados em resolver este problema, que certamente vem causando transtornos e desconforto aos alunos e professores da Escola Ayrton Senna, Centro de Ensino no qual a Administração sempre buscou investir, inclusive com a ampliação da Unidade de Educação Infantil, recentemente”, pondera Cláudia Kichler.

Crédito da foto: Camile Mattos

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664