Golpe do Pix tem feito vítimas em Sapiranga; Procon faz alerta

Sapiranga – Os estelionatários estão sempre planejando novas formas de fazer vítimas e causar prejuízos financeiros aos lesados. Para tanto, é preciso atenção redobrada da comunidade para não cair na lábia dos criminosos e acabar perdendo valores, que muitas vezes são economias de uma vida ou até mesmo valores necessários para as despesas mensais da família.

Dias atrás, o Procon de Sapiranga fez um alerta sobre um novo golpe que está sendo aplicado no município, através de transferências via Pix. De acordo com o Procon, o golpe envolve receber uma mensagem no Whatsapp de uma pessoa alegando ter enviado um Pix por engano. O golpista, então, solicita um reembolso do valor da transação (sendo que ela não foi efetuada) e sequestra os dados da conta. O Pix é uma possibilidade de pagamento eletrônico originado pelo Banco Central a fim de viabilizar pagamentos imediatos. Ele funciona 24 horas, sete dias por semana, entre instituições financeiras. Suas chaves de transação (conhecidas como chaves Pix) podem ser cadastradas utilizando os números do telefone celular, CPF ou endereço de e-mail do usuário. Também é possível gerar uma chave aleatória (sequência alfanumérica gerada aleatoriamente). “São diversos atendimentos nessa área. Estamos ligando para os bancos e os mesmos informam que o golpe tem sido recorrente. Inclusive, existem pessoas que não tem o Pix cadastrado, no entanto, recebem a mensagem e fazem a transferência de maneira normal”, alerta a coordenadora do Procon, Lúcia Santos.

Os valores, até então observados por pessoas que contaram do ocorrido no Procon, variam de R$ 300,00 a R$ 500,00. “O que percebemos é que as quantias variam dentro deste valor, pois como é uma transferência rápida, acaba que os golpistas não tentam conseguir valores mais elevados. Estamos preocupados porque essa situação começou a surgir para nós há cerca de 30 dias”, conta a coordenadora.
Com a intenção de evitar que as pessoas caiam em mais um golpe, Lúcia decidiu por tornar pública a situação. “Assim que percebemos este golpe novo, decidimos por fazer uma divulgação, porque a melhor maneira de evitá-lo, é com informação e orientação à comunidade. Assim, as pessoas ficarão mais atentas, caso surgir essas mensagens para elas”.

Delegacia ainda não teve registro

A coordenadora Lúcia conta que, além de conversar com as vítimas, sempre orienta que as mesmas procurem a Delegacia de Polícia e façam o registro de ocorrência. “Sabemos o quanto é difícil identificar quem pratica esses golpes, mas precisamos que esses fatos, crimes, sejam registrados”. O delegado Fernando Branco, de Sapiranga e que também atende Nova Hartz e Araricá, informou que nenhuma vítima do golpe do pix procurou a delegacia para registrar o ocorrido. “Até o momento, não tivemos nenhum registro”, disse ele. O alerta vale para todos os tipos de golpe, quando surgir uma situação, suspeite e procure os órgãos de segurança.

MANTER A ATENÇÃO

O Procon orienta a população a fazer contato e verificar a identidade dessas mensagens, justamente para saber com quem a pessoa está conversando no Whatsapp. “Estamos orientando e pedindo que as pessoas tomem muito cuidado”, disse Lúcia. O Programa de Defesa do Consumidor sapiranguense atende pelo telefone 3599-9549 ou na sala, que fica na Avenida João Corrêa, 808 – Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.