Giovani Feltes é anunciado como secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS

Estado – O deputado federal e ex-prefeito de Campo Bom Giovani Feltes foi confirmado como titular da pasta  de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação. O anúncio foi feito através das redes sociais do governador eleito Eduardo Leite na tarde desta quinta-feira (29).
Feltes já foi secretário da Fazenda no governo Sartori e é deputado federal em terceiro mandato. Nas eleições de outubro deste ano, ele ficou como primeiro suplente pelo MDB ao mesmo cargo, com 91.887 votos.

Ao Jornal Repercussão Feltes declarou estar “lisonjeado pelo reconhecimento e demonstração de confiança e também ciente do desafio de estar à frente de uma secretaria que representa mais de 40% do PIB do Rio Grande do Sul”. As primeiras atenções são para os problemas causados pela seca. “A questão da seca é um enfrentamento imediato que temos e também um pedido do governador Eduardo que devemos levar a irrigação para mais pontos do nosso Estado. Precisamos também minimizar os efeitos das questões climáticas e as inseguranças que eles trazem, esse é um dos desafios”, comenta Feltes.

O novo secretário destaca que é necessário um trabalho em todas as áreas. “O setor do agronegócio é gigantesco e implica também na questão internacional, estamos chegando a um gargalo nas nossas parcerias e precisamos mostrar que o Rio Grande do Sul é uma potência, na agricultura, na proteína animal (…) é preciso renovar mercados e conquistar novos, precisamos que todos saibam, por exemplo, que o nosso Estado é livre de aftosa sem vacinação já há alguns anos, essas são conquistas importantes”, defende.

Giovani Feltes é o 19º nome confirmado para o secretariado de Eduardo Leite. Ao todo serão 27 pastas no governo que assume em 1º de janeiro.