Deputado Giovani Feltes avalia andamento da duplicação na ponte da BR-116

A obra de duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos na BR 116, em São Leopoldo é uma reinvindicação antiga da região. O trecho é um dos principais gargalos do trânsito, para os motoristas que vem do sentido a capital x interior.

 

Com custo previsto de R$70 milhões, a obra receberá recursos próprios do DNIT e também o repasse de R$ 19 milhões por meio da Bancada Federal Gaúcha. O Deputado Federal da região, Giovani Feltes (MDB) sempre defendeu junto aos demais deputados a necessidade de investimento nesta obra. “No ano passado esta obra já havia sido priorizada pela Bancada, mas em razão da pandemia, acabamos direcionando nossos esforços para a estruturação dos serviços de saúde.”, conta.

 

Após liberação do IBAMA, as obras iniciaram ainda em março e de acordo com dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT, os trabalhos acontecem conforme cronograma previsto no local. A promessa é de que com a conclusão desta grande obra, haverá maior fluidez do trânsito na BR 116 e no acesso dos motoristas que passam pelo viaduto no bairro Scharlau em direção a RS240.

 

O trecho por onde passam cerca de 140 mil veículos diariamente, é de extrema importância para desenvolvimento dos setores produtivos. A união da Bancada para destinação destes recursos garantirá o inicio das obras e atenderá uma demanda antiga da nossa região, avalia Feltes.

 

De acordo com o DNIT, as equipes trabalham em três diferentes frentes, garantindo ritmo adequado ao andamento dos serviços: a construção dos blocos da ponte no sentido Capital-interior; a cravação das estacas da ponte no sentido interior-Capital; e na fabricação das peças pré-moldadas que serão instaladas, posteriormente, nas travessias.

 

Ao todo, serão construídas quatro novas pontes, paralelas às existentes, duplicando o número de faixas de trânsito de duas para quatro por pista na BR 116, no complexo dos Sinos. Serão duas pontes sobre o canal principal e outras duas na várzea do rio do Sinos. As pontes sobre o canal principal terão 100 metros de comprimento e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia.

 

O andamento das obras não gera nenhuma restrição no tráfego do local, devido a construção das estruturas estarem ocorrendo de forma paralela a rodovia.