Gestão através de meios digitais ajudam finanças das cidades

Região – O aumento da arrecadação nos municípios, sem o aumento de alíquotas ou tributos passa, obrigatoriamente, pela informatização e melhor utilização dos meios digitais por parte das prefeituras. E um dos serviços eletrônicos que contribuem para a eficiência dos trabalhos oferecidos na área administrativa e fiscal nos municípios é a nota fiscal eletrônica.
A nota eletrônica é um documento fiscal emitido automaticamente via internet e armazenado eletronicamente em um sistema das prefeituras. Esse serviço, que desburocratiza a administração tributária, só não é utilizado na região, pelo município de Araricá, que ainda estuda como implantar o sistema. Os sistemas permitem, por exemplo, que os clientes recebam o comprovante da nota fiscal via e-mail.
Um panorama dos municípios que possuem e aqueles que estudam adotar o sistema
Sapiranga
A implantação do sistema chegou a 100%. Agora, a meta da Prefeitura é ter a adesão total dos prestadores de serviço. O empresário que possuir interesse na adesão deve encaminhar requerimento no setor de Cadastro Fiscal. Os contribuintes e contadores que possuem dúvidas devem contatar o setor de ISS pelo telefone 3599-9500, ramal 248, ou pelo e-mail iss@sapiranga.rs.gov.br
Campo Bom
A partir do próximo mês, todas as empresas campo-bonenses devem adotar o sistema de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e). O sistema no município vem sendo implantado desde 2007 e a Prefeitura promoveu treinamentos com mais de 300 empresas antes delas iniciarem a utilização do sistema. Quem ainda não utiliza o sistema deve protocolar requerimento no Centro Administrativo.
Nova Hartz
No município, todo o sistema de implantação foi superado. A assistência para as empresas que necessitam de orientação é agendado treinamento na Prefeitura com os empresários. Quem não aderiu deve procurar o Setor de Cadastro da Secretaria da Fazenda.
ARARICÁ
Conforme a secretária da Fazenda, Karen Brenner, a Prefeitura está no processo de 
contratação do programa para a implantação da Nota Fiscal Eletrônica. “Acredito que a  informatização e modernização da gestão tributária municipal  é  importantíssima. Precisamos acompanhar a evolução e se a mesma traz maior eficiência na fiscalização e um aumento na arrecadação, não podemos ficar para trás”, destaca. A secretaria aponta ainda a economia de papel e o cuidado com o meio ambiente que essa ação proporcionará.