Garrafas pet podem ser trocadas por flores

Meio ambiente | Ação refletirá no Natal da Integração

Campo Bom – Sabe aquela garrafa pet usada? Pois saiba que juntando dez unidades os campo-bonenses podem trocar por uma bandeja de flores. A troca ocorre todas às quartas-feiras, das 8 às 11 horas, junto ao projeto Floração para a Vida (Avenida Bibiano Trott esquina com Avenida dos Estados, no bairro Metzler).

O projeto acontece há mais de quatro anos e tem surpreendido a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), conforme relata o titular da pasta, José Orth. “Foram mais de 2.200 garrafas recolhidas em pouco tempo e 80 caixas de flores entregues aos moradores. Tivemos que limitar a duas caixas por moradores para contemplar um número maior de pessoas”, explica o secretário.

Toda a produção de mudas feita no Horto

Para oportunizar o acesso à mudas de flores de diferentes variedades (tagete, boca de leão, amor perfeito e até chás), três funcionários da Prefeitura semeiam diferentes espécies junto ao Horto Municipal, no bairro Quatro Colônias. O secretário José Orth explica ainda que toda a produção é orgânica e possui um crescimento mais lento dos que as produções industriais. “No mês de junho, durante o Arraial, os oficineiros confeccionaram diversos enfeites para a festa e ficou tudo muito bonito”, relembra Orth.

Garrafas irão decorar Natal 2015

Todas as garrafas pet coletadas junto ao projeto Floração para a Vida serão enviadas à Oficina do Natal. O material será transformado em enfeites e decoração natalina que será instalada no Largo Irmãos Vetter e nas principais ruas de Campo Bom. Conforme a Prefeitura, as garrafas se transformarão em lustres, guirlandas, brinquedos e árvores natalinas, com o apoio de 15 artesãos e voluntários.