Galhos são triturados e redirecionados aos agricultores e moradores de Nova Hartz

Galhos depositados em passeios públicos geram transtornos, mas prefeitura possui calendário de recolhimento

Nova Hartz – Um dos grandes problemas que as prefeituras enfrentam, principalmente, no início do inverno é o costume das famílias gaúchas em providenciar a poda de plantas e árvores. Essa é uma atitude cultural, pois biólogos e especialistas argumentam que a poda só é indicada em situações para evitar acidentes na rede elétrica ou quando determinadas espécies geram algum tipo de transtorno na mobilidade urbana.

O diretor de Agricultura, Claurício Hagen, explica que após uma análise interna entre os membros da Prefeitura, foi constatado que era necessário readequar a sistemática de logística no tema dos galhos. “Antes, os galhos eram apenas jogados fora. Atualmente, ele passa por um triturador”, explica o diretor.

Calendário da coleta em Nova Hartz

Primeira semana do mês
Vila Nova, Arroio da Bica, Loteamento Ipê Amarelo

Segunda Semana do mês
Bairro das Rosas, Liberdade, Centro e Arroio da Bica

Terceira semana do mês
Primavera, Coopheva e Canto Kirsh

Quarta semana do mês
Progresso, Imigrante de Vicente Melo

Campo Vicente e Campo Pinheiro possuem equipes de Serviços Permanentes

Galhos reaproveitados

Após os galhos serem triturados pelo trator adquirido pela Prefeitura o material orgânico é repassado aos agricultores familiares de Nova Hartz, e moradores, favorecendo a adubação e plantio das culturas de hortifrutigranjeiros existentes no município. “Os interessados em obter esse material de galho triturado podem solicitar diretamente ao Departamento de Agricultura que, assim que possível, providenciamos a entrega conforme a disponibilidade”, cita Claurício Hagen.

Triturador potente

A gestão correta desse tipo de resíduo também é uma preocupação do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Hartz. “Um dos nossos objetivos é adquirir um triturador maior, com motor independente e a diesel. O nosso atual triturador suporta galhos e folhas menores. Nosso projeto é adquirir com recursos próprios um novo equipamento que possa triturar galhos com até 20 cm de diâmetro”, comenta o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, William Rodrigues da Silva.

Eficiência na gestão

Outra preocupação exemplificada pelo secretário diz respeito à preocupação com os recursos públicos. “Entre pagarmos para destinar esse resíduo de poda, optamos em incluir esse material e ofertar aos agricultores familiares. Assim, eliminamos um resíduo e geramos matéria-prima. Ao invés de pagar para mandar o resíduo embora, criando um custo, eu realoco esse material para quem necessita”, cita.

Foto: Reprodução