Futura passarela da Beira Rio, em Sapiranga, não inicia e EGR explica os motivos da demora

Sapiranga – Segue indefinido e sem prazo para ter início as obras para a construção da futura passarela no KM-29,5 em frente da Calçados Beira Rio, no bairro Vila Nova/Industrial. Os mais novos imbróglios dizem respeito a dois detalhes, mas que travam o começo da ação, pelo menos, desde fevereiro de 2019, ou seja, sete meses.

O primeiro detalhe é o pedido de um aditivo financeiro ao contrato solicitado pela empresa Trilha Engenharia, de Santa Catarina. A razão foi detalhada pelo diretor-técnico, Milton Cypel: “Existe a necessidade de um pequeno aditivo para ocorrer um cercamento da rampa de acesso à passarela, e que foi exigido pela Beira Rio”, revelou o diretor da EGR.

Além disso, outro detalhe que pesa contra o avanço das obras nesta passarela é a demissão de um engenheiro fiscal da EGR. “O engenheiro fiscal se demitiu, em outubro”, explicou o diretor, contextualizando que isso também contribui para os atrasos.

Mesmo com esses imbróglios (o pedido de demissão de um servidor e a solicitação de um aditivo contratual por parte da empresa Trilha Engenharia), o diretor mantém o otimismo. “Sanados estes problemas, vamos chamar a empresa para assinar a ordem de início e combinar o início das obras”, projeta Cypel.

Detalhes da construção da passarela na Beira Rio

A estrutura da passarela terá aproximadamente 100 metros de comprimento por 1,8 metros de largura e contará com duas rampas de 44,5 metros por 4 metros de cada lado.

Em março de 2019, a RGE e a EGR concluíram o reposicionamento de redes de baixa e média tensão que cruzavam a rodovia. Nesta ação, a EGR investiu R$ 89.431,87.

Devido à disputa entre as empresas, a quarta colocada foi habilitada pela EGR e assinou o contrato para a construção da passarela no mês de setembro de 2018 (ou seja, seis meses após o lançamento do edital).

A construção da passarela no KM-29,5 conta com investimento de R$ 1,4 milhão. Em maio de 2019, a EGR noticiou que os trabalhos começariam, em junho, e o prazo de conclusão seria de de 120 dias (quatro meses), ou seja, estaria concluída em outubro. Porém, de lá para cá, o início da obra esbarra na burocracia e pouco se avançou definitivamente.

Secretário projeta obra em 2020

O secretário de Planejamento, Segurança, Habitação e Mobilidade, Carlos Maurício Regla, explicou que sabia deste impasse entre a empresa Beira Rio e a EGR. “Sempre nos foi repassado que as tratativas estavam em andamento e bem adiantada. Gostaríamos que as coisas andassem com maior agilidade dentro da EGR para que resolva junto à empresa, que afinal de contas, está cedendo uma área da sua propriedade para desça as rampas da passarela. A expectativa da prefeitura é que iniciem o quanto antes as obras, quem sabe, no máximo, até o início de 2020”, declarou Regla.