Fundo de proteção e bem-estar animal é criado em Sapiranga

Veterinária cuida de cão no CCZ municipal - Foto: Prefeitura de Sapiranga

Sapiranga – Com o objetivo de proteger e garantir o bem-estar dos animais de Sapiranga, a vereadora Greici Medina (PSD) propôs um projeto de lei que cria o Fundo Municipal de Proteção e Bem-estar Animal (FUMBEA). O fundo, cuja lei que autoriza a criação do projeto já foi sancionada pela prefeita Carina Nath (PP), arrecadará recursos da própria demanda, através das ações de controle animal, como multas vindas dos descumprimentos das normas legais ou taxas de serviços.

Os valores gerados para o fundo serão investidos no enfrentamento da super população de animais e transmissão de zoonoses, no combate ao abandono, nos programas de controle populacional, em que é feito o controle reprodutivo, no registro e identificação de animais, nos programas de adoção, assim como nos projetos de conscientização e educação da população, em relação ao bem-estar animal.

Para a vereadora Greici, a aprovação deste fundo é um marco na luta e representa uma grande conquista da causa animal em Sapiranga. “Foi aprovada a indicação que protocolei no primeiro mês de trabalho. Sabemos que, mesmo com a estrutura que existe em nossa cidade, as ações para defesa animal têm passado por constantes dificuldades, principalmente na destinação de verbas. Por isso, o FUMBEA foi criado”, explica.

Conselho gestor

De acordo com a lei sancionada, o FUMBEA terá um conselho gestor, que deverá gerir os recursos nas áreas de competência. O conselho será formado pelos chefes das secretarias do Meio Ambiente e da Saúde (ou por representantes escolhidos por eles), um representante da Secretaria de Administração Fazendária, três representantes de entidades protetoras dos animais, sejam elas formais ou informais, e que deverão ser escolhidas em reunião pública, e um advogado.

Saúde pública e bem-estar animal

Vereadora Greici Medina – Foto: Reprodução

Atualmente, o principal espaço de acolhimento de animais em situação de abandono em Sapiranga é o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Desde o ano passado, a prefeitura de Sapiranga realiza obras de ampliação e melhorias no CCZ, com o objetivo de garantir melhor atendimento, tanto na recepção dos animais de rua quanto no atendimento clínico.

A vereadora Greici reforça que a saúde pública é beneficiada com ações relacionadas à causa animal. “Devemos lembrar que a saúde pública e o bem-estar animal estão diretamente ligados, assim como a relação dos homens com os animais. Por isso precisamos de recursos para promover ações de prevenção de zoonoses, conscientização da nossa população e adoção de políticas públicas para a defesa animal. Agradeço ao executivo, à prefeita Carina Nath, aos colegas vereadores e todos os protetores e simpatizantes que lutaram e lutam junto comigo para a conquista dessa grande vitória. A causa animal agradece”.