Fundação Tênis ensina cidadania para a juventude

Sapiranga – A Fundação Tênis foi inaugurada em 2000 e desde então trabalha com o objetivo de ensinar valores de cidadania para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Atuando há quase 20 anos, ela tem como pilar a disciplina através do esporte e tem como base a Educação Olímpica. Seu primeiro núcleo foi fundado em Porto Alegre e quatro anos depois, o segundo foi criado em Sapiranga, por volta de março de 2004.

O projeto possui aproximadamente dez núcleos, entre Rio Grande Do Sul e São Paulo e consiste em ensinar Tênis para crianças e adolescentes. Atualmente são atendidos em Sapiranga 108 jovens, divididos em quatro turmas. As aulas são realizadas às terças e quintas-feiras e possuem duração de 50 minutos, sempre no contraturno escolar, no Parque do Imigrante em Sapiranga.

Desde 2007 a ONG realiza o torneio de integração da fundação, o Rolando Garra. Ele, já foi visitado por grandes nomes do esporte nacional como o tricampeão de Roland Garros, Gustavo Kuerten (Guga), o ex-jogador Paulo Roberto Falcão, a ex-ginasta Daiane dos Santos, a campeã olímpica de vôlei Carol Albuquerque e a medalhista olímpica no judô, Mayra Aguiar. A 11ª edição, realizada entre os dias 25 e 26 de julho de 2018, teve como campeões o núcleo de Sapiranga, que conquistou seu heptacampeonato. A próxima ocorrerá em julho de 2019.

Para participar do projeto Fundação Tênis as crianças devem ter idade entre 08 e 14 anos, estar em situação de vulnerabilidade e estudar em uma das escolas parceiras. Como afirma o Coordenador do Núcleo de Sapiranga e Igrejinha, André Werb, 39.

“É imprescindível que o aluno esteja estudando. A gente tem uma triangulação Fundação Tênis-Escolas-Famílias com reuniões e funciona muito bem. O aluno tem que estar matriculado na rede municipal.”

André está no projeto há 15 anos, ele entrou em 2003 como monitor, em 2005 passou a função de professor e em 2007 assumiu a coordenação, onde está desde então. Ele destaca a importância que enxerga na Fundação Tênis e dos métodos aplicados: “como a gente trabalha com a metodologia olímpica a gente consegue fazer com que esses alunos aprendam valores como amizade, respeito, excelência e consigam praticar não só nas aulas de tênis, mas nas escolas, comunidades e dentro das famílias.”

Werb destaca o diferencial da Fundação Tênis:

“Este é o grande diferencial, eles conseguirem pegar estes valores que são desenvolvidos nas aulas e conseguirem levar para o dia a dia deles. A gente faz comparativos comentando o que fizeram de positivo nas aulas e podem levar para a comunidade, escola ou família.”

Por se tratar de uma Organização Não Governamental (ONG) e não possuir fins lucrativos, a Fundação Tênis mantém-se através de doações que são realizadas por empresas e instituições, privadas e públicas, e de pessoas físicas (Padrinhos). São aceitos aportes financeiros, que podem ser abatidos do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, e produtos ou serviços voluntários.

Atualmente o projeto conta com o apoio da prefeitura de Sapiranga que disponibiliza o transporte para os alunos. Embora André e equipe estejam buscando novas parcerias, ainda não obtiveram êxito. E ele faz um pedido a comunidade de Sapiranga: “A gente está querendo que a comunidade de Sapiranga abrace um pouco mais a Fundação Tênis, tanto as pessoas como os empresários. Tem muita gente que não conhece a Fundação Tênis”. Em seu recado final, André faz um último pedido: “A gente está querendo que a comunidade faça parte, venha conhecer, nos procure”:

Mais informações em:

Site: https://fundacaotenis.org.br

E-mail: ftenis@fundacaotenis.org.br

Telefone: (51) 3325.1068

Facebook: facebook.com/fundacaotenisbrasil/

Coordenador do Núcleo de Sapiranga/Igrejinha: andre@fundacaotenis.org.br

Escolas parceiras em Sapiranga:

EMEF Maria Emília de Paula, EMEF Pastor Rodolfo Saenger, EMEF Airton Senna, EMEF Dr. Décio Gomes Pereira, EMEF 1º de Maio, EMEF Maria Ruth Raymundo e EMEF 28 de Fevereiro.

Foto: Cristiano Sant’Anna