Fundação Cultural de Campo Bom lança projeto sobre orquídeas

Campo Bom – A Fundação Cultural de Campo Bom está organizando uma ação voluntária para valorizar dois expoentes do patrimônio, a ciclovia e a orquídea, flor símbolo de Campo Bom.

O Projeto Orquídea: Amor e Valor, irá produzir mudas da flor, para que sejam plantadas na extensão da ciclovia, entre o Ginásio Municipal e a pista de Bicicross. “Neste primeiro momento estamos envolvendo as escolas municipais e particulares. Vamos estimular as crianças, despertar o interesse. Elas são os melhores difusores porque defendem, se envolvem e vão para casa, envolvem a família. Queremos motivar a comunidade a cultivar a planta”, pontuam Milton Braecher e Eliane D’Avila, presidente e tesoureira da Fundação, em visita ao Repercussão.

Além da difusão da orquídea como flor símbolo, o objetivo é oferecer noções básicas de plantio, embelezar a ciclovia e a integração entre os órgãos e entidades. A primeira ação será dia 25, no Solar das Orquídeas. Entre 19h e 20h30, os especialistas em orquídeas, Ana Karina Steigleder e Francisco da Silva Ferreira, irão instruir cerca de 30 pessoas sobre o manejo e formação de mudas de orquídeas.

No dia 10 e 11 de novembro ocorre a exposição de orquídeas no Ginásio Municipal Karl Heinz Kopittke, entre 9h e 18h, com entrada franca, onde terá uma banca para arrecadação de mudas de orquídeas. Toda a preparação e conscientização, culminam com a ação de embelezamento da ciclovia, e o efetivo plantio das mudas, que ocorrerá no dia 24 de novembro, entre 9h e 12h, momento que contará com a participação de entidades, orquidófilos, escolas, e toda a comunidade interessada.

Texto e Foto: Sabrina Strack