Funcionários do Banco do Brasil fazem greve nesta sexta-feira

Agência de Sapiranga amanheceu com cartazes de greve espalhados pelas portas e janelas - Foto: Henrique Ternus

País – Funcionários do Banco do Brasil em todo o país estão realizando greve nesta sexta-feira (29). O protesto é contra medidas apresentadas pelo banco, que prevê o fechamento de mais de 300 agências, a demissão de 5 mil empregados e a extinção da função de caixa. Na região, a greve foi aprovada através de assembleia virtual do Sindicato dos Bancários de NH e Região na segunda-feira (25), com mais de 78% de votos favoráveis à adesão no protesto. Apesar da greve, as agências seguem abertas para auto atendimento nos caixas eletrônicos.

Na região, estão marcadas ações em todas as agências, com distribuição de material informativo nas agências de Novo Hamburgo, Ivoti, Estância Velha, Dois Irmãos, Sapiranga e Campo Bom. A concentração dos grevistas ocorre em Novo Hamburgo, na agência da Praça XX, a partir das 8h30. O Sindicato dos Bancários de NH e Região distribuiu camisetas pretas com a frase “O Banco é do Brasil” a todos os empregados do banco. Além da paralisação, o ato conta com um grupo artístico e a distribuição de bolo, em forma de protesto.

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), chegou a cogitar a demissão do presidente do Banco do Brasil, André Brandão, em função da repercussão negativa das medidas, mas recuou após solicitação do ministro da Economia, Paulo Guedes.