Frota de veículos cresceu 38% em dez anos em quatro cidades

Região – O resultado do crescente número de veículos em circulação nos municípios é percebido nos horários de maior fluxo e trânsito. Estatística do Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran/RS), mostra um salto de 66.848 mil veículos emplacados, em 2009, para 92.527, em 2019, circulando em apenas quatro municípios (confira tabela ao lado).

O emplacamento de novos veículos comprova o que motoristas sentem diariamente. Cada vez mais automóveis, motocicletas e caminhões circulam nas cidades. A prova vem pelo crescente número de emplacamentos nos quatro municípios da área de abrangência do Repercussão. Enquanto no ano de 2017 foram 2.072 emplacamentos de veículos, no ano seguinte, ou seja, em 2018, foram 2.222. Até outubro de 2019, o Detran/RS contabiliza 1.933 novos emplacamentos. Desta forma, de novembro a dezembro, faltariam apenas 290 novos emplacamentos neste fim de ano para a estatística ser superada. Mas, afinal, como ficam nossas avenidas, ruas e estradas com milhares de veículos circulando para lá e para cá? Na busca destas e outras respostas o Repercussão consultou dois nomes que possuem conhecimento na área: o professor em Legislação de Trânsito, da Universidade Feevale, Eliseu Carlos Raimundo e o professor da Graduação e do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Faccat, Marcos Paulo Griebeler. Os especialistas defendem maior sinergia do poder público na busca por alternativas.

Professores comentam elevação

Professor da Faccat, Marcos Paulo, entende que por o Brasil possuir 96% de municípios com o número de 20 mil a 85 mil habitantes, é fundamental dar ênfase e soluções, exatamente, para esses municípios: “quando você trabalha com a questão urbana, você pensa a parte de cidade. Então, para desafogar o eixo urbano, é necessário intensificar o planejamento urbano dos municípios. É possível perceber que as cidades se desenvolvem do centro para a periferia. Há casos, em que as prefeituras sequer respeitam o Plano Diretor, tão pouco o Plano de Mobilidade Urbana. Aliás, municípios com mais de 20 habitantes devem, obrigatoriamente, contar com esse plano. Por isso, acredito que essa é a indagação que tem que ser feita com os administradores dos municípios”, analisa o professor.