Frio impõe ações

Região – Temperaturas baixas, noites mais longas, umidade reduzida. O dia 21 de junho marcou o início do inverno. E a chegada da estação fria aumenta em até 30% a incidência de doenças respiratórias, pois as pessoas ficam mais expostas a bactérias e vírus que se proliferam rapidamente.
Segundo a médica, Minéia Alves, do Hospital de Sapiranga, as mudanças de hábitos no inverno prejudicam a saúde. “As pessoas tendem a ficar em locais fechados, sem ventilação, o que contribui para o aumento no índice de doenças respiratórias”, destaca.
Municípios da região já tomam providências, como a contratação de novos médicos e ampliação do horário de atendimento para garantir que a população seja atendida adequadamente na rede pública de saúde. 
Medidas adotadas
*Em Araricá foi contratado um pediatra e comprados medicamentos específicos para o tratamento de doenças respiratórias (Gripes, Resfriados, Asma). 
– Vacinas antigripais ainda são disponibilizadas aos grupos prioritários. 
*Em Sapiranga, a atenção foi redobrada, para que quatro médicos atendam durante o dia e dois (clínico e pediatra) à noite no Posto de Atendimento 24 horas
– Contratados mais especialistas que atendem nos Postos de Saúde dos bairros Amaral Ribeiro, São Luiz e na Unidade Central. Outros médicos fazem horas extras.
 
*Em Campo Bom, o horário de atendimento pediátrico foi ampliado (para crianças de até 12 anos de idade com quadro de complicação respiratória) no Pronto Atendimento (PA) 24 Horas do Centro, de segunda a sexta-feira, das 18 às 22 horas. 
– Realizada a campanha de vacinação contra a Influenza, para os grupos prioritários. 
– Em todas as unidades de saúde está disponível o medicamento Tamiflu, mediante prescrição médica da rede pública ou privada.
*Informações sobre as medidas adotadas pela Secretaria da Saúde de Nova Hartz foram solicitadas pela reportagem à Prefeitura. Porém, até o fechamento desta edição os dados não foram enviados.