Frio ficará mais intenso no inverno deste ano

Pegue o casaco | Meteorologista diz que este inverno deve ter frio mais intenso e menos chuvas do que no ano passado

Região – Muito frio e, em comparação com 2015, menos chuva. É o que se pode esperar para o tempo na região nas próximas semanas, explica Nilson Wolff, coordenador da Estação Climatológica de Campo Bom. “Ano passado foi realmente o ano mais chuvoso em 31 anos, choveu em todos os meses. O que não deve se repetir esse ano, pois a La Niña começa a atuar”, diz o coordenador. La Niña é o oposto do fenômeno El Niño, que aconteceu no ano passado, resultando em muitas chuvas na região. “O fenômeno La Niña quer dizer que deve chover menos neste ano, pois ele traz tempo bom, com ar mais seco, o que também traz mais frio”, explica Nilson.

Em relação ao final de semana, o coordenador observa que há um “padrão” no tempo dos últimos dias, que deve se repetir. “A tendência mostra que os ciclos de chuva acontecem mais durante os finais de semana, o que deve se repetir para este sábado e domingo.”

Conforme Nilson, neste final de semana deve chover, mas não em grandes volumes. Ele explica que há vários fatores que podem influenciar os ciclos de chuvas. “Às vezes entramos em ciclos em que chove durante o final de semana. O clima é cíclico: há períodos em que chove no meio da semana e há tempo bom no final de semana. Essas alterações nos ciclos se dão por vários fatores, como pressão atmosférica, umidade do ar e direção do vento”.

Temperaturas mais baixas em maio

O coordenador informa que o frio, que tem sido mais intenso, deve continuar – e piorar. “A média da temperatura, para maio, é de 23,2º. Nossas máximas têm ficado em torno de 14º. Este ano, o impacto das massas de ar polar deve ser bem maior que no ano passado. Para o inverno, o prognóstico é de um frio bem mais intenso”, avisa Nilson.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664